Tecnologia

Google cobra 100 mil euros a menino youtuber que julgava estar a receber pela publicidade

Um menino de 12 anos que quer ser youtuber comprou publicidade, a julgar que estava a colocar anúncios… e agora o Google apresentou a conta: 100.100 euros.

José Javier, que toca trompete numa banda de Torrevieja, em Alicante (Espanha), foi aconselhado a inserir publicidade nos vídeos que fazia das atuações, pois assim podia lucrar com uma atividade que faz por prazer.

Só que o menino, que tem 12 anos, enganou-se… e em vez de colocar a publicidade acabou por comprar anúncios.

As contas não tardaram a chegar, segundo conta o El País: na do último mês, o Google apresentou, segundo os pais, uma fatura de 100.100 euros pela publicidade comprada por engano.

Em agosto, quando o menino contratou o serviço de posicionamento de anúncios Adwords (e não, como ele pensava, o de publicidade, Adsense), recorreu a uma conta bancária que os pais tinham criado para pagar, no futuro, a carta de condução.

Mesmo sem autorização dos pais (alegam estes), o Google aceitou… e começou a cobrar pelos anúncios. A primeira, que chegou no início de setembro, era de 15 euros, mas logo cresceu para os 19.700 euros.

Alertados pelo banco, os pais bloquearam de imediato a conta, mas já era tarde: a fatura mais recente exigia o pagamento de 78.000 euros.

Feitas as contas, o menino deve 100.100 euros pelo erro na conta do Youtube, refere o El Pais.

Os pais recorreram a um advogado para contestar o contrato, alegando que o Google não podia ter aceite a subscrição do serviço por um menor.

“Não tiveram de enviar um comprovativo da identidade ou da idade, seguiram dois passos muito simples, um nome e uma conta bancária”, adiantou a mãe, citada pelo Mediodía COPE.

A família critica ainda o Youtube por permitir que uma dívida ascenda até aos 100 mil euros em menos de um mês.

Hoje, a empresa garantiu que vai “cancelar o saldo pendente” e salientou que as “restrições de uso devido à idade” constam no Centro de Segurança Familiar do Google.

No próprio Youtube não faltam vídeos de como se pode receber dinheiro pelos vídeos criados.

Em destaque

Subir