Tecnologia

Google celebra hoje o seu 13.º aniversário

google_13anosUma das empresas que revolucionou a forma como acedemos à informação celebra hoje o seu 13.º aniversário com um Doodle alusivo à data. Um bolo de aniversário, presentes e muitos balões podem ser vistos hoje numa das páginas mais visitadas em todo o mundo.

Já imaginou como seria o mundo sem Google? Já imaginou como seria difícil o acesso à informação se não existisse o site que nasceu de um erro? A Google faz parte da nossa vida, está presente no dicionário britânico. A expressão ‘Google it’ é já utilizada por milhões de pessoas. Precisas de alguma coisa? Vai ao Google, a resposta é sempre a mesma.

Tudo nasceu a quatro de setembro de 1998. Larry Page e Sergey Brin criaram, numa garagem, um algoritmo capaz de mostrar resultados mais específicos sobre a pesquisa que o utilizador fazia. Até à data, os motores de busca existentes, limitavam-se a mostrar no topo as páginas que continham mais vezes determinada palavra procurava. Os dois jovens foram capazes então de criar que, não só efetuava essa contagem, como mostrava também resultados baseados na qualidade de cada site.

Uma das histórias mais curiosas do Google está no nome. Inicialmente o site iria-se Googol, um número seguido de muitos zeros. Contudo, um erro ortográfico num cheque que foi entregue como financiamento a Larry e Sergey fez com que a empresa fosse registada com o nome Google. Isso não afetou em nada o negócio que se viria a tornar gigante passados alguns anos.

O motor de pesquisa Google é utilizado hoje por milhões de pessoas estando no Top3 dos sites mais visitados.

Hoje, 27 de setembro de 2011, a empresa assinala o seu 13.º aniversário. Embora a mesma tenha sido registada algum tempo antes, a Google utiliza oficialmente esta data para soprar as velas.

Em destaque

Subir