Cultura

Google celebra o 117.º aniversário do arquiteto dos pobres do Egito

A Google celebra hoje o 117.º aniversário de Hassan Fathy, um arquiteto egípcio, reconhecido pela sua visão cosmopolita e multifacetada. É o arquiteto mais respeitado no Egito.

Nascido a 23 de março de 1900, em Alexandria, Hassan era também conhecido por ser um poeta, músico, engenheiro, poliglota e professor. Mas foi a carreira como arquiteto que lhe valeu todo o reconhecimento internacional, deixando um grande legado na Universidade do Cairo.

No doodle de hoje podemos ver o processo de construção de uma cúpula tradicional, uma mulher a plantar árvores, diversos animais como vacas e patos e o próprio Hassan a cumprimentar um membro da comunidade.

Hassan Fathy desenhou e planeou mais de 160 projetos independentes, desde casas modestas a comunidades inteiras, com uma vasta gama de serviços como esquadras da polícia, quartel de bombeiros, escolas, hospitais, teatros, espaços de lazer e de culto, entre outros.

A sua técnica consistia numa fusão de materiais tradicionais com um design moderno, realizando uma análise económica das áreas rurais. O próprio ensinou às populações como produzir os seus próprios materiais para construir as suas casas.

Foi também o responsável pela incorporação de tijolos mais densos e de desenhos tradicionais para a criação de correntes de ar naturais, para uma melhor circulação do ar dentro das casas.

O seu projeto mais ambicioso, o New Gourna, em Luxor, é uma vila feita inteiramente de lama, considerada uma das suas criações mais bonitas e admiradas por todo o mundo.

O seu livro sobre Gourna Kurna, publicado em edição limitada em 1969, tornou-se um dos livros mais influentes 4 anos depois com um novo título, “Arquitetura para os pobres”.

Foi distinguido com o Prémio Nobel Alternativo em Arquitetura e Urbanismo, em 1980.

Hassan Fathy morreu em 1989, no Cairo, sem deixar descendentes.

 

Em destaque

Subir