Tecnologia

Google: Autoridades portuguesas pedem cada vez menos dados de utilizadores

google1Comparativamente aos primeiros seis meses do ano passado, pedidos das autoridades à Google desceram. Estados Unidos, Índia e Brasil lideram, enquanto que a Holanda é o país onde se ‘espiam’ menos utilizadores.

No último ano, as autoridades portuguesas pediram menos dados de utilizadores à Google. Esta conclusão surge após a gigante da Internet ter divulgado esta semana o seu Relatório de Transparência.

Vamos a números. De janeiro a junho de 2011, foram efetuados um total de 161 pedidos de dados de utilizadores à empresa norte-americana. Esses pedidos envolveram 323 contas de diversos serviços. Do total, a gigante do maior motor de busca do mundo revelou 50 por cento dos pedidos (de forma parcial ou total).

Já a partir do segundo semestre, os pedidos das autoridades portuguesas diminuíram, de 161 para 147, envolvendo 196 contas de utilizadores. A divulgação por parte da Google, em Portugal, também diminui, sendo que apenas 29 por cento dos pedidos foram levados em conta.

No topo dos pedidos de dados de utilizadores continuam os Estados Unidos. De julho a dezembro do ano passado, as autoridades americanas solicitaram dados por 6.321 vezes, dados esses que envolveram 12.243 contas de utilizadores. Dos pedidos efetuados, a Google forneceu informação em 93 por cento das ocasiões. Segue-se a Índia (2.207 pedidos), o Brasil (1.615) e o Reino Unido (1.455).

A Holanda é aparentemente o país onde as autoridades menos informação pedem à Google. No segundo semestre de 2011, apenas 37 pedidos foram feitos, envolvendo 49 contas dos serviços da empresa norte-americana. Em 59 por cento destes casos, a Google forneceu informação.

Clique aqui para saber mais sobre o Relatório de Transparência da companhia.

Em destaque

Subir