Tecnologia

Google: Assistente de busca por voz ficou mais inteligente

Um aperfeiçoamento ao assistente de busca por voz tornou esta ferramenta mais inteligente, adiantou o Google. O assistente ficou mais esperto e consegue dar respostas mais aprimoradas a um leque de perguntas cada vez mais complicadas.

Quem o afirma é o próprio Google: o serviço de busca por voz está mais inteligente.

De acordo com o gigante das tecnologias, a ferramenta foi aperfeiçoada e é agora capaz de compreender melhor um leque mais alargado de perguntas, tendo passado a considerar detalhes como o contexto da frase e os adjetivos usados.

Satyajeet Salgar, o desenvolvedor da ferramenta, explicou que a mesma ainda contém “erros” que só o tempo poderá resolver, pois é preciso ‘ensinar’ o sistema informático a compreender variantes de linguagem.

No blogue oficial constam vários exemplos da ‘esperteza’ do assistente. Na maioria, evidenciam a capacidade que agora tem para relacionar dois contextos diferentes para uma mesma data, como neste exemplo: “Quem era o Presidente dos EUA quando os Angels venceram o ‘World Series’?”

Neste caso concreto, o assistente consegue ‘decifrar’ qual é a equipa que ‘responde’ por Angels, qual a prova desportiva em causa e apurar então o ano em que tal ocorreu, avançando de seguida para a resposta: o nome do Presidente.

“Estamos empenhados em perceber melhor as vossas perguntas para podermos dar as melhores respostas, seja o que for que vocês procurem”, argumentou Satyajeet Salgar.

Em destaque

Subir