Ciência

Google assinala os 434 anos do calendário gregoriano com um doodle

A Google celebra hoje, com um doodle, os 434 anos do calendário gregoriano, que tem origem europeia e que é utilizado oficialmente pela maioria dos países de todo o mundo. Este calendário foi promulgado pelo Papa Gregório XIII e veio substituir o calendário juliano, implantado pelo imperador Júlio César.

Um doodle assinala a introdução do calendário gregoriano, em outubro de 1582, depois de uma decisão do Papa Gregório XIII, que ‘apagou’ o período que distava entre os dias 5 e 14 de outubro de 1582.

Estes 10 dias foram eliminados, para corrigir o calendário juliano, que tinha sido implantado pelo imperador romano Júlio César, no ano de 46 antes de Cristo.

Porém, durante a década de 1570, verificou-se que o calendário juliano apresentava um atraso de 10 dias, relativamente às estações do ano. E foi adotado o calendário gregoriano.

A mudança resulta também de um erro do calendário juliano, com 11 minutos relativamente ao ano solar (o tempo que a Terra completa uma volta em torno do Sol: 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos.

Para resolver este problema, o Papa Gregório criou uma comissão liderada por Christopher Clavius (jesuíta alemão, sábio e matemático), Ignazio Danti (dominicano, matemático, astrónomo e cartógrafo italiano) e Luigi Giglio (médico, filósofo, astrónomo e cronologista italiano).

Ao longo de cinco anos avaliaram uma solução, na génese do calendário gregoriano. E optaram por eliminar 10 dias – declarados inexistentes. A 4 de outubro de 1582, avançou-se para 15 de outubro do mesmo ano.

O calendário gregoriano foi promulgado pelo Papa Gregório XIII a 24 de fevereiro de 1582, em substituição do calendário juliano. Portugal, Itália, Espanha e Polónia foram os primeiros países a adotar o calendário gregoriano, o mais utilizado em todo o mundo, atualmente.

O objetivo desta medida papal era facilitar as relações entre os países. A Europa unificou o calendário e exportou o modelo para o resto do mundo.

Apesar de se tratar de uma correção de um calendário anterior, a solução apresentada pela comissão criou um calendário que apresenta alguns defeitos, do ponto de vista astronómico e não só.

Em primeiro lugar, o número de dias de cada mês é irregular: varia entre os 28 de fevereiro e os 31 dias de março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro.

Acresce que as semanas que foram adotadas como unidade laboral de tempo não ficaram integradas nos meses e por diversas vezes começam num mês e terminam no outro.

Papa Gregório XIII

Papa Gregório XIII

Há ainda o problema da mobilidade da Páscoa, que oscila entre 22 de março e 25 de abril, o que afeta, por exemplo, a duração dos períodos escolares. Estes erros do calendário gregoriano perturbam muitas atividades económicas.

O calendário gregoriano foi sendo adotado pelos países, com Portugal entre os pioneiros. Alemanha só viria a fazê-lo em 1700 e a Grã-Bretanha em 1752, por razões religiosas. A China aprovou-o em 1912, a Bulgária em 1916, a Rússia em 1918, a Roménia em 1919, a Grécia em 1923 e a Turquia em 1926.

Os meses do calendário gregoriano e o seu significado

Janeiro: Jano, deus romano das portas, passagens, inícios e fins.

Fevereiro: Fébruo, deus etrusco da morte; Februarius (mensis), ‘Mês da purificação’ em latim. Relacionado com a palavra ‘febre’.

Março: Marte, deus romano da guerra.

Abril: É o quarto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. O seu nome deriva do latim April, que significa abrir, numa referência à germinação das culturas. Outra hipótese sugere que Abril seja derivado de Apro, o nome etrusco de Vénus, deusa do amor e da paixão.

Maio: Maia Maiestas, deusa romana.

Junho: Juno, deusa romana, esposa do deus Júpiter.

Julho: Júlio César, general romano. O mês era anteriormente chamado Quíncio, o quinto mês do calendário de Rómulo.

Agosto: Augusto, primeiro imperador romano. O mês era anteriormente chamado Sêxtil, o sexto mês do calendário de Rómulo.

Setembro: septem, ‘sete’ em latim; o sétimo mês do calendário de Rómulo.

Outubro: octo, ‘oito’ em latim; o oitavo mês do calendário de Rómulo.

Novembro: novem, ‘nove’ em latim; o nono mês do calendário de Rómulo.

Dezembro: decem, ‘dez’ em latim; o décimo mês do calendário de Rómulo.

Oficialmente, o primeiro dia deste novo calendário foi 4 de outubro de 1582, mas cuja data passou imediatamente a ser 15 de outubro de 1582. E porque hoje é 4 de outubro, a Google lembra-nos, com um doodle, as origens do calendário gregoriano.

Em destaque

Subir