Mundo

Google assinala Dia Internacional da Mulher com um doodle no feminino

doodle 8marco 2015 A homenagem da Google ao Dia Internacional da Mulher faz-se com um doodle, neste dia 8 de março, com mulheres, reais e imaginárias, famosas e desconhecidas, mães e filhas, da pintura, à ciência, passando pelo desporto e astronomia. Conheça a génese do Dia Internacional da Mulher, instituído em 1910, aquando de uma conferência internacional de mulheres, que ocorreu na Dinamarca. Hoje, um doodle lembra e homenageia as mulheres de todo o mundo, de todas as áreas da sociedade.

Hoje assinala-se o Dia Internacional da Mulher e é dia de homenagear as mulheres do nosso tempo e outras que deixaram uma marca eterna.

O Google utiliza o motor de busca recorda mulheres com um doodle, que nos remete para diferentes áreas da sociedade, onde as mulheres se distinguiram.

É neste dia 8 de março é dia de viajar pelo passado, para chegarmos às origens do Dia Internacional da Mulher: o protesto de operárias têxteis nova-iorquinas por melhores condições de trabalho e as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, na I Guerra Mundial.

Nesse dia 8 de março, em 1857, um enorme grupo de trabalhadoras de uma fábrica de Nova Iorque deu início a uma greve, acompanhada de uma ocupação da fábrica.

O objetivo desta luta era a reivindicação de uma redução do horário laboral (cerca de 16 horas por dia).

As mulheres defendiam 10 horas laborais de trabalho, bem como uma avaliação do seu salário, que representava um terço do salário pago aos homens.

As operárias, cerca de 130, foram encerradas na fábrica e morreram queimadas.

Esta é a génese do Dia Internacional da Mulher, que foi instituído em 1910, aquando de uma conferência internacional de mulheres, que ocorreu na Dinamarca. No entanto, só mais tarde o dia foi celebrado.

E as mulheres são o centro de diversos factos históricos que se assinalam neste dia em que a Google dedica um doodle às mulheres.

Em 1702, de forma inesperada, Ana Stuart, a irmã de Maria II, torna-se Rainha da Inglaterra, Escócia e Irlanda, após a morte de Guilherme III.

Já em 1884, perante os membros do Comité de Justiça da Câmara dos Representantes dos EUA, Susan Anthony solicita que seja feita uma emenda à Constituição, que garanta às mulheres o direito ao voto.

A 8 de março de 1910, Raymonde de Laroche torna-se a primeira mulher a fazer um voo sozinha.

Em 1911, dá-se o primeiro protesto em defesa do voto feminino. Já em 1971, durante a Revolução Russa, diversos protestos e greves são desencadeados por mulheres, em São Petersburgo, a marcar o início da Revolução de fevereiro.

No ano de 1975, a 8 de março, assinala-se pela primeira vez o Dia Internacional da Mulher. Em 2015, a 8 de março, a Google dedica um doodle que homenageia as mulheres.

Em destaque

Subir