Tecnologia

Google: Aplicação associa fotografia a perfil pessoal

Google cria aplicação para smartphones que dá acesso a informações pessoais de terceiros, através de uma fotografia. Bastará um clique para identificar a ‘vítima’. Dispensam-se manifestações contra a invasão de ‘propriedade privada’: só é ‘apanhado’ quem permitir.

A expressão “sorria, vai ser fotografado” pode transformar-se em “tenha cuidado, os seus dados pessoais estão à distância de um clique”, sejam contatos de email, número de telefone ou até a morada.

É que a Google está a desenvolver uma aplicação inovadora, que permite, através de reconhecimento facial, associar a imagem do fotografado ao perfil da sua conta na Google Profiles.

Trata-se de um mecanismo semelhante ao utilizado pelo FBI, que liga impressões digitais a criminosos que constem de uma base de dados. Só que, neste caso, em vez de impressão digital, há uma fotografia.

Esta aplicação pode gerar algum receio. Na prática, quem apontar a câmara fotográfica para alguém estará a recolher a chave de informações confidenciais. No entanto, os usuários terão o poder de bloquear esse acesso e fechar as suas informações a sete chaves.

Em entrevista à CNN, o diretor do projeto Hartmut Neven refere que “não está prevista uma data de lançamento” deste produto. A Google está mais preocupada, neste momento, em contrariar a atitude “conservadora dos utilizadores mais receosos”.

Em destaque

Subir