Tecnologia

Google apaga mais de 500 mil links a pedido da Microsoft

microsoftDesde junho de 2011, altura em que são contabilizados os dados do relatório agora divulgado, gigante criadora do Windows pediu à Google a remoção de milhares de links dos resultados do famoso motor de busca.

O relatório de transparência da Google, divulgado esta semana, revela que a Microsoft foi a empresa que mais pedidos fez à gigante das pesquisas para a remoção de links presentes nos resultados do maior motor de busca do mundo.

Desde 2011, a empresa criadora do Windows pediu à Google que removesse cerca de 530 mil ligações. As razões são óbvias. As mesmas, direcionavam o utilizador para sites onde podiam ser descarregados programas pirateados.

No segundo posto surge a NBC Universal, gigante nas áreas de media e entretenimento, que pediu a remoção de mais de 165 mil links.

Entre os sites com mais links removidos encontram-se o filestube.com e o torrentz.eu.

Curiosamente, este relatório da Google surge no dia em que a Universidade Católica apresentou igualmente um estudo relacionado com a pirataria, embora que apenas relativa a Portugal. Segundo a investigação do Centro de Estudos Aplicados daquela instituição de ensino, caso a pirataria descesse 25 por cento, poderiam ser criados cerca de quatro mil novos postos de trabalho. Atualmente, no nosso país, cerca de 40 por cento do software instalado nos computadores é ilegal. Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir