Mundo

Google anuncia gigantesca compra de energia renovável

Energia_Solar_Eolica_9A Google anunciou nesta quinta-feira a maior e mais diversificada compra de energia renovável alguma vez realizada por uma empresa não produtora de bens e serviços de utilidade pública.

Alimentar a Internet com energia renovável? Sim, é possível e a Google vai fazê-lo.

A Google acaba de anunciar a maior e mais diversificada compra de energia renovável feito por um não produtor, ou empresa de utilidade pública.

O compromisso passa por triplicar até 2025 as aquisições de energia renovável e dotar a 100 por cento as suas operações com fontes de energia não poluente.

“A Google comprometeu-se a comprar mais energia renovável do que qualquer outra empresa. Agora, através de vários projetos de energia solar e eólica em diferentes pontos do globo, estamos um passo mais próximo de concretizar o nosso compromisso”, esclareceu Urs Hölzle, responsável do gigante da Internet.

Os acordos irão acrescentar 842 megawatts de energia renovável para alimentar os datacenters da Google. Em três países, o objetivo de duplicar a quantidade de energia renovável adquirida está perto de ser alcançado.

“Atualmente, temos acima de dois gigawatts – o equivalente a retirar perto de um milhão de carros da estrada”, assinala Hölzle.

Estes 842 megawatts adicionais envolvem diversos locais e tecnologias, desde um parque eólico na Suécia a uma instalação solar no Chile.

Esta série de contratos têm uma longa duração, que variam entre os 10 e 20 anos, e proporcionam aos projetos a certeza financeira e a escala necessária para o desenvolvimento destes parques eólicos e solares – disponibilizando nova energia renovável na rede de abastecimento destas regiões.

“Do nosso lado, estes contratos não irão apenas ajudar a minimizar o impacto ambiental dos nossos serviços. Eles também fazem sentido do ponto do negócio garantindo bons preços”, acrescenta.

Desde que foi aberto o primeiro datacenter da Google, em 2006, a empresa tem trabalhado continuamente de forma a promover o uso de energia renovável e sustentável de diversas formas:

Primeiro, a construir a estrutura computacional mais eficiente do mundo desenvolvendo datacenters para utilizarem o mínimo de energia possível.

Segundo, apoiar a indústria de energias renováveis com o compromisso completo com estas fontes de energia. Em 2010, foi assinado o primeiro acordo em larga escala para aquisição de energia renovável com um parque eólico no Iowa. Seguiu-se o processo de aquisições semelhantes ao longos dos últimos cinco anos. O anúncio de hoje é outro marco importante nesta área.

Terceiro, as diferentes parcerias para ajudar a promover a transformação deste setor. Em 2013, foi criado um novo programa que permite aos clientes, como a Google, a compra de grandes quantidades de energia renovável aos produtores.

Quarto, a par da aquisição de energia renovável para os datacenters, foram investidos 2,5 mil milhões de dólares em 22 projetos de energia renovável de larga escala, nos últimos cinco anos, desde a Alemanha ao Kansas e ao Quénia.

O objetivo da Google é ajudar ao desenvolvimento de energia renovável enquanto clientes e investidores e baixar os custos para todos os consumidores.

“Com os líderes mundiais reunidos na 21.ª Conferência do Clima (COP21), em Paris, não existe melhor oportunidade do que agora para nos focarmos na energia renovável. Esperamos que os nossos esforços possam desempenhar um pequeno papel no esforço de todos na corrida para resolver as alterações climáticas”, conclui a Google.

Em destaque

Subir