Tecnologia

Google fez o Android porque temia o domínio da Microsoft

android_vs_windows_phone

O Android é o sistema operativo móvel mais utilizado em todo o mundo, superando os seus rivais Apple e Microsoft por uma longa margem, diga-se. Apesar disso, o aparecimento do Android esconde alguns pormenores interessantes que agora foram revelados.

Um email interno da Google, enviado em 2007 por Rich Miner, cofundador do Android, mostrava preocupação pelo possível crescimento e domínio da Microsoft no segmento dos smartphones. Na altura, a Microsoft já estava presente nos dispositivo móveis, com o Windows Mobile, que acabou por desaparecer pouco tempo depois.

Num email interno agora revelado, Rich Miner dizia ser necessário desenvolver um sistema operativo de código aberto para travar o crescimento da Microsoft e seu possível domínio no segmento.

“Se uma plataforma aberta (de código livre) não for criada nos próximos anos, a Microsoft vai dominar a plataforma de telefones móveis”, disse Miner.

A revelação deste email surgiu durante um julgamento entre a Google e a Oracle, nos EUA. Em causa está uma batalha judicial contra a Google por esta, supostamente, estar a usar, no Android, APIs Java sem o devido licenciamento.

A criação do Android foi uma ferramenta encontrada pela Google para travar o crescimento da Microsoft, se é que ela alguma vez cresceu neste segmento (tem atualmente uma quota de mercado de 3 por cento com o Windows Phone).

Rich Miner explicava a atuação das restantes marcas no segmento para justificar os seus medos: “A Palm está a morrer, a RIM (BlackBerry) não tem muitos truques na manga e, enquanto o Symbian (um sistema operativo fechado) estiver crescendo no mercado, ele será a única solução da Nokia.”

Se para os utilizadores do Android isto é uma novidade, já para os utilizadores do Windows Phone não é tanto. Afinal, quem tem um Lumia percebe que, de facto, a Google mostra algum ‘respeito’ pela Microsoft. A prova disso é o facto de a marca de Mountain View não desenvolver nem deixar desenvolver as suas aplicações para o Windows, ao contrário do que faz a Microsoft com o Android.

Este email agora revelado, vai de encontro ao ‘sufoco’ que os utilizadores do Windows Phone sentem com a falta das aplicações da Google na plataforma: YouTube, Mapas, Gmail, Chrome, entre outras, são aplicações que a Google por imposição não desenvolve nem deixa desenvolver para o Windows.

Rich Miner pode ter falhado na observação e nas suas contas, mas não falhou no desenvolvimento do Android. Afinal de contas, aquilo que era uma ferramenta para travar a Microsoft é hoje o sistema operativo mais utilizado nos smartphones.

Em destaque

Subir