Motores

Golpe de teatro deixa Thierry Neuville na frente na Córsega

O segundo dia da Volta à Córsega foi atribulado, com Kris Meeke abandonar quando liderava, para depois Sebastien Ogier passar para o comando e, devido a um problema hidráulico no seu Ford, ceder a primeira posição a Thierrey Neuville.

O belga da Hyundai saiu para este segundo dia na terceira posição, mas acabaria por aproveitar os percalços de Meeke e Ogier para chegar à liderança e folgada.

De facto Neuville vai partir para o último dia desta prova francesa do ‘Mundial’ de ralis com mais de meio minuto de vantagem sobre Ogier. O que poderá ser determinante para dar à Hyundai o seu primeiro triunfo do ano.

O belga até começou a etapa na ofensiva, ciente de que a diferença de uma dezena de segundos que o separava de Kris Meeke poderia ser recuperável, naquele que é o seu – asfalto e troços sinuosos. Ganhou a primeira especial do dia e ganhou oito segundos ao britânico da Citroën, ao mesmo tempo que conquistou mais de 14 segundos a Sebastien Ogier.

No troço seguinte aconteceu o impensável. O motor do Citroën C3 WRC ‘entregou a alma ao criador’ e Thierry Neuville aproveitou para vencer e ficar à frente de Ogier, mas com escassa vantagem, que o francês tratou de anular na antepenúltima especial da etapa.

Só que no oitavo troço um problema no Fiesta RS WRC do campeão do mundo deixou Neuville na frente do rali, com mais de 38 segundos de vantagem, o que deixa o caminho aberto para o triunfo do belga, assim este evite também ele qualquer má surpresa.

A Hyundai terminou a etapa com Dani Sordo na terceira posição, numa etapa onde o espanhol manteve um interessante duelo com Jari-Matti Latvala, que ainda pode ter uma palavra a dizer relativamente à discussão do pódio. É que se o espanhol parte para o último dia a 18 segundos de Sebastien Ogier, também parte com apenas 11,7s de vantagem sobre o finlandês da Toyota.

Classificação após a 8ª PE

1º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) 2h44m10,2s
2º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 38,9s
3º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 57,7s
4º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota) + 1m09,4s
5º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 1m12,2s
6º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 1m43,8s
7º Andreas Mikkelsen/Andreas Jaeger (Skoda) + 6m21,7s
8º Teemu Suminen/Mikko Markkula (Ford) + 7m29,6s
9º Stéphane Sarrazin/Jacques Renucci (Skoda) + 7m46,8s
10º Yohann Rossel/Bernard Fulcrand (Citroën) + 9m56,5s

Em destaque

Subir