Nas Notícias

Golpe de Estado em Portugal… no Twitter

twitter1Lendo este artigo até à parte das reticências, certamente iria fazê-lo saltar da cadeira. Algo parecido com isto foi o que aconteceu nos últimos dias nas redes sociais, mais propriamente no Twitter, onde um rumor espalhou medo e tristeza por milhares de pessoas.

Começou no fim de semana e rapidamente se alastrou a milhares de pessoas, não fossem hoje as redes sociais plataformas utilizados por (quase) todos.

A origem de quem o fez é desconhecida, pelo menos para já, mas segundo alguma imprensa portuguesa, o rumor partiu de um grupo de utilizadores, embora não se saiba se são portugueses ou não.

Durante horas, mensagens, fotografias, vídeos e até ficheiros de som foram publicados e republicados, de forma falsa claro, fazendo parecer que se vivia verdadeiramente uma guerra civil em Portugal.

O caso ganhou novos contornos quando meios como a agência Associated Press ou o jornal El País acreditaram na brincadeira de mau gosto e publicaram também mensagens no twitter sobre o tal golpe de estado. Seguidos por milhares de pessoas, os ‘tweets’ destas conhecidas fontes fizeram o rumor correr ainda mais depressa chegando aos quatro cantos do mundo, e despoletando rapidamente uma onda de solidariedade mundial para com os portugueses.

Houve até quem referisse que uma conta bancária para donativos iria estar disponível em breve.

Todas as mensagens sobre a suposta guerra civil iniciada em Portugal foram publicadas tendo por base a ‘hashtag’ #PrayForPortugal (Reza por Portugal).

Horas mais tarde, todos viriam a perceber que tudo não passava de uma brincadeira e que guerra civil em Portugal só mesmo nas redes sociais.

Em destaque

Subir