Nas Notícias

Da ficção à realidade: Golfinhos de novo no Tejo (vídeo)

O rio Tejo foi de novo ‘invadido’ por simpáticos golfinhos, num fenómeno cada vez menos raro. A Câmara de Lisboa tornou público mais um encontro imediato. Duas dezenas de golfinhos mostraram-se e demonstraram que as águas do estuário estão mais limpas.

Uma operadora telefónica promoveu, há uns meses, um anúncio televisivo no qual um grupo de amigos, a bordo de um barco, partilhava o Tejo com um cardume de golfinhos. O anúncio é pura ficção, ao contrário da aparição destes mamíferos no estuário. Vários registos, nos últimos anos, provam a presença reiterada.

Os mais recentes relatos surgem a partir da Câmara de Lisboa, que anunciou que foram detetadas duas dezenas de golfinhos, com crias. Um grupo de amigos velejava em Algés e foi surpreendido com a presença dos mamíferos. Sociáveis, saltaram das águas e saudaram a proximidade dos humanos.

A aparição repetida destes golfinhos está associada à despoluição do rio Tejo. E desengane-se quem julgar que estamos perante um fenómeno raro: os golfinhos vieram para o Tejo e ficaram, porque as águas estão cada vez mais limpas.

Na verdade, não ficam, porque procuram sempre alimento ao longo da costa e não se fixam. Contudo, uma vez que cada aparição representa a presença de novos golfinhos, estamos perante um fenómeno de proximidade da espécie e não de um grupo de ‘exemplares’ da espécie.

Vêm à procura de alimento e vivem em cardume. Mostram-se porque são sociáveis. Não têm receio dos humanos e por isso, perante a presença destes, saltam das águas para se mostrarem. Desde 2008, há registos na Internet que comprovam esta nova atração.

Graças ao Youtube, esta proximidade foi partilhada por diversos usuários, que gravaram os encontros imediatos e, ao longo dos anos, foram publicando os vídeos. Há registos de 2008, 2009, 2010 e 2011. O mais recente tem data de 28 de junho. Eis as imagens:

https://www.youtube.com/watch?v=zEgWwh811tg

https://www.youtube.com/watch?v=8J__cck_MSg

Em destaque

Subir