Durante a quinta fase da ‘Operação Hermes – Viajar em Segurança’, que terminou ontem, foram registados 2742 acidentes de viação, dos quais resultaram 21 mortos e 1111 feridos, dos quais 69 em estado grave. Os números foram hoje apresentados pela GNR.
A quinta e última fase da ‘Operação Hermes – Viajar em Segurança’, que decorreu entre quarta-feira e domingo, terminou com o saldo de 21 mortos, 69 feridos graves e 1042 feridos ligeiros, para além dos 2742 acidentes de viação. Os números foram hoje revelados pela GNR, em comunicado.
A mesma nota realça que, face ao ano anterior, se registou uma diminição das vítimas mortais (menos 11), assim como de feridos, quer em estado grave (menos três), quer ligeiro (menos sete do que em 2012).
Esta foi a última das cinco fases com que a GNR procurou regular a fluidez do tráfego e garantir o apoio necessário aos cidadãos na época de férias, com a primeira a ter começado a 28 de junho. Para esta quinta fase foram destacados mais de 3500 militares, dos comandos territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito.
Ao todo, foram efetuadas 8041 ações de patrulhamento e de apoio a cidadãos em território português, complementa a GNR, no mesmo comunicado. Entre as principais medidas de fiscalização, os militares estavam atentos à execução de manobras perigosas, condução em excesso de velocidade, consumo de álcool e de substâncias psicotrópicas, a não utilização de cinto de segurança e de sistemas de retenção para crianças e o uso de telemóveis durante a condução.