Nas Notícias

GNR: Operação Carnaval com mais mortos e feridos graves em menos acidentes

gnr_pascoa_1Mortos: oito. Feridos graves: 24. Acidentes: 742. O número de mortos e feridos graves registados Operação Carnaval 2012 da Guarda Nacional Republicana (GNR) aumentou em comparação com o ano passado, apesar de se registarem menos acidentes do que em 2011. Nesta terça-feira, termina a ação de prevenção nas estradas portuguesas.

Os dados provisórios da mortalidade registados na operação ‘Carnaval 2012’, ação que a Guarda Nacional Republicana (GNR) leva a cabo, assinalam 742 acidentes (menos 80 do que há um ano), oito mortos (mais três do que em 2011) e ainda 24 feridos graves (mais 10). Há ainda 204 feridos ligeiros, menos 40 do que há um ano.

Em comparação com o balanço provisório feito ontem pelas autoridades, há mais uma perda humana e três feridos graves. O mais recente balanço da GNR, feito nesta terça-feira, resume informação sobre sinistralidade rodoviária até às 4h00 desta terça-feira.

A operação ‘Carnaval 2012’ arrancou às 00h00 de sexta-feira. Trata-se de uma ação de prevenção que a GNR está a levar a cabo durante esta época carnavalesca. A fiscalização prolonga-se até às 24h00 de hoje.

A GNR está a centrar a atenção nos locais onde os festejos de Carnaval estão mais intensos, com corsos carnavalescos e outras atividades. O objetivo é prevenir acidentes, para que a ação não se confunda com uma simples contagem de mortos e feridos.

O excesso de velocidade e o consumo de substâncias como álcool e drogas, bem como as substâncias psicotrópicas, estão no centro das operações de fiscalização. A GNR vai também ter pulso firme no respeito pelas regras de trânsito, sobretudo com limites de velocidade e uso de cinto de segurança.

A operação ‘Carnaval 2012’ vai provocar uma ação dos agentes no sentido de punir o uso de telemóveis, para incentivar a uma circulação segura, nas estradas portuguesas durante o período de festejos.

Em destaque

Subir