Nas Notícias

GNR inicia operação para assegurar segurança dos peões

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou hoje que vai realizar a operação “Peão em Segurança” na quinta e sexta-feira, para assegurar a segurança e mobilidade dos peões, em alguns distritos do país.

A operação de trânsito terá uma maior incidência nos distritos de Lisboa, Porto, Faro, Setúbal e Braga, onde irão ser realizadas ações de fiscalização e sensibilização, de forma a contribuir para a segurança dos peões e a incutir comportamentos seguros a todos os cidadãos.

Em comunicado, a GNR informou que no ano passado foram registados 3.950 atropelamentos, que provocaram 70 vítimas mortais e 202 feridos graves, o que representa um aumento de 11 por cento no número de vítimas graves relativamente ao ano anterior.

Nesta altura do ano existe um maior tráfego automóvel e pedonal, coincidindo com o período do anoitecer, o que provoca uma maior sinistralidade.

Através da Unidade de Trânsito e dos Comandos Territoriais, a GNR irá ter especial atenção ao estacionamento indevido nos passeios, estacionamento a menos de 5 metros ou em passagem assinalada para peões, desrespeito pela sinalização luminosa, excesso de velocidade e condução sob a influência do álcool.

Em destaque

Subir