Nas Notícias

GNR dará apoio especial a idosos devido ao frio

A Guarda Nacional Republicana anunciou, nesta segunda-feira, que irá realizar um apoio especial junto dos mais de 45 mil idosos que vivem sozinhos e isolados devido ao frio. As ações de vigilância serão também reforçadas.

Através de um comunicado publicado na página daquela força de segurança, a GNR adianta que irá reforçar as ações de vigilância aos mais de 45 mil idosos que vivem sozinhos e isolados.

De acordo com a nota, o objetivo é sensibilizar esta população para as temperaturas baixas que vão afetar Portugal nos próximos dias, especialmente nas zonas centro e norte de maior altitude.

A Guarda Nacional Republicana destaca, assim, cerca de 400 militares para o patrulhamento de residências da população idosa, a quem deixará alguns conselhos, especialmente evitar dormir e descansar próximo a equipamentos de aquecimento e proteger devidamente a lareira para prevenir o risco de incêndio.

Além desses conselhos, a GNR alerta para se afastarem os aquecedores de móveis, não secar roupa nesses equipamentos, não abandonar velas acesas ou mal apagadas, evitar sobrecargas elétricas, usar várias camadas de roupa e apostar numa alimentação à base de sopas e bebidas quentes.

A ventilação das divisões mereceu também conselhos por parte da força de segurança, que alerta para que esta seja mantida corretamente, de forma a evitar a aculumação de gases prejudiciais à saúde.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou oito distritos de Portugal sob aviso amarelo até à próxima quarta-feira devido às temperaturas baixas.

 

Em destaque

Subir