Nas Notícias

GNR apreende mais de uma tonelada de amêijoa-japonesa em Alcochete

A GNR apreendeu na terça-feira, em Alcochete, no distrito de Setúbal, mais de uma tonelada de amêijoa-japonesa, no valor de 17.300 euros, anunciou hoje aquela força policial.

“A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Fonte da Telha, ontem, dia 19 de fevereiro, apreendeu, em Alcochete, 1.730 quilos de amêijoa-japonesa “ruditapes philippinarum”, com o valor comercial aproximado de 17.300 euros”, indicou a GNR num comunicado.

Na nota, a GNR fez saber que, no decorrer de uma ação de fiscalização “foram abordadas duas viaturas que faziam o transporte dos referidos bivalves, sem a documentação comprovativa da origem da amêijoa, resultando na sua apreensão”.

Se este tipo de bivalves for introduzido no mercado para consumo sem ser sujeito a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, indicou a mesma fonte.

Os dois condutores das viaturas foram identificados e ficaram sujeitos a uma coima no valor de 3.740 euros por não se fazerem acompanhar dos respetivos documentos.

“Os bivalves por se encontrarem vivos foram devolvidos ao habitat natural”, concluiu o comunicado.

Em destaque

Subir