Cultura

Gioachino Rossini: Google doodle recorda nascimento do compositor

rossiniGioachino Rossini está em destaque na página principal da Google, que criou um doodle para assinalar o 220.º aniversário do nascimento do compositor erudito italiano, autor de ‘O Barbeiro de Sevilha’. Rossini nasceu em Pésaro, Itália, a 29 de fevereiro de 1792 e viria a morrer em Paris, no dia 13 de novembro de 1868. Destacou-se na criação de óperas e música sacra.

O compositor italiano Gioachino Antonio Rossini é alvo de uma homenagem à escala global, com um google doodle que assinala a data de nascimento do autor de obras imortais, como ‘O Barbeiro de Sevilha’, ‘A Cinderela’ e ‘Guilherme Tell’, entre muitas outras, que apesar de não serem tão célebres ficaram na história da música mundial.

Gioachino Antonio Rossini, que nasceu a 29 de fevereiro de 1792, foi um erudito italiano que conquistou popularidade e admiração, pela qualidade das suas óperas (39, no total), pela sua música sacra, sobretudo.

Nasceu na cidade de Pesaro, em Itália, e esteve sempre ligado à música, desde a infância.

Filho de um pai trompetista e de uma cantora, Gioachino Rossini cresceu ao som da arte que se viria a transformar em paixão. A voz da mãe e o trompete do pai suscitaram o interesse de Rossini pela música, desde muito cedo.

Bastaram seis anos para que o pequeno Gioachino Antonio Rossini integrasse a banda do pai, formada por três elementos. Apesar de não ser célebre, o pai de Rossini foi protagonista de um facto histórico: defensor da Revolução Francesa, Giuseppe Rossini deu as boas-vindas, com música, às tropas de Napoleão, aquando da invasão do norte da Itália.

Mas os austríacos restauraram o antigo regime, o que provocou a detenção do pai de Gioachino. A mãe viajou para Bolonha, com o pequeno Gioachino Antonio e ali sustentou o filho, cantando nos teatros locais. O pai foi libertado e viajou para junto da família, em Bolonha, onde tocava trompa também em teatros.

Gioachino Antonio Rossini teve aulas de cravo durante três anos e foi fortalecendo a sua formação musical. Com 14 anos de idade, inscreve-se no liceu musical daquela cidade italiana, onde começa a nascer o compositor. Torna-se um seguidor de compositores de renome, como Mozart e Haydn.

A sua devoção a Mozart custa-lhe um apelido: “o alemãozinho”. As óperas ecoam nos seus ouvidos e o pequeno prodígio continua a sua aprendizagem no mundo da mundo. Estuda violoncelo, mas é aconselhado a estudar composição.

Em Veneza, com apenas 18 anos, Gioachino Rossini compõe a sua primeira ópera: ‘La Cambiale di Matrimonio’, já depois de ser premiado por uma cantata, no Conservatório de Bolonha, com apenas 16 anos. Durante três anos, entre 1810 e 1813, foi produzindo diversas óperas, que perdem visibilidade com o extremo sucesso de ‘Tancredi’, ópera da sua autoria.

Em 1815, Rossini estabelece um acordo com um empresário do teatro de Nápoles para ser diretor musical do Teatro San Carlo e do Teatro Del Fondo, comprometendo-se a escrever uma ópera por ano para cada um dos teatros.

A 20 de fevereiro de 1816, apresenta ‘O Barbeiro de Sevilha’, a sua mais famosa ópera, no Teatro Argentina, em Roma. Gioachino Rossini confessaria mais tarde que necessitou de apenas 12 dias para compor aquela obra de arte. Entre 1815 e 1823, produziu 20 óperas, com destaque para ‘Otello’ e para ‘Cinderela’. Esta segunda mereceu quase tanto elogio como ‘O Barbeiro de Sevilha’…

Passa por Paris (onde dirige o ‘Théâtre italien de Paris’) e Londres, onde é recebido com grande entusiasmo pelo êxito da sua composição. E ‘Guilherme Tell’, criada em 1829, marca o fim de carreira como compositor de óperas.

Morre a sua mãe e Gioachino Antonio Rossini sente o desejo de reencontrar o pai. Volta a Bolonha, cidade que abandona em 1848. Vive em Florença e instala-se em Paris. Corria o ano de 1855.

Morre na casa de campo que possuía, em Passy, numa sexta-feira 13, em novembro de 1868. Rossini foi sepultado no cemitério Père Lachaise, em Paris, mas em 1887 os restos mortais foram transferidos para a Basílica da Santa Cruz, em Florença, onde permanecem. Hoje assinala-se o 266.º ano do seu nascimento. Um doodle recorda esse facto e toda a obra deste compositor erudito. Conheça todas as efemérides deste dia 29 de fevereiro.

Em destaque

Subir