Motores

Giandomenico Basso começa Rali da Madeira a ganhar

Giandomenico Basso não competia no Rali Vinho Madeira desde 2013, mas a ausência de cinco anos parece não ter tido impacto na forma do italiano, que foi o mais rápido na super classificativa da Avenida do Mar (Funchal), com se iniciou esta prova, pontuável para o Campeonato Nacional de Ralis e para o Tour European Rally.

Nos 2,1 quilómetros da especial Basso foi seis décimas mais rápido que Miguel Barbosa, que foi a grande surpresa ao realizar o segundo tempo e a ser o melhor português.

Stéphane Lefebvre, piloto oficial da Citroen no WRC, que substitui José Pedro Fontes no Citroën DS3 R5 do Vodafone Team, não evitou dois toques e acabou por realizar apenas o 11º tempo, a mais de quatro segundos do líder. Atrás de Miguel Ramos João Barros gastou mais 1,8s que Giandomenico Basso, sendo quatro décimas mais rápido que o melhor madeirense, Miguel Nunes..

Envolvido no Tour European Rally, tal como Giandomenico Basso, Simone Tempestini quedou-se pelo quinto tempo, gastando mais 2,6s que o italiano, sendo quatro décimas mais rápido que o coreano Chewon Lin, que foi à madeira competir aos comandos de um Hyundai i20 R5 apoiado pela fábrica.

Miguel Campos foi o terceiro melhor português, ao realizar o sétimo registo, a 3,2 s do líder, e apenas três décimas mais rápido do que Carlos Vieira. Atrás deles Alexandre Camacho foi o segundo melhor madeirense, com Joaquim Alves a fechar o top dez. No Grupo N o mais rápido foi também o insular Filipe Pires, 12º da classificação geral.

Fotos: ZOOM

Classificação após PE1

1º Giandomenico Basso/Lorenzo Granai (Hyundai) 1m37,8s
2º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Skoda) + 0,6s
3º João Barros/Jorge Henriques (Ford) + 1,8s
4º Miguel Nunes/João Paulo Fernandes (Hyundai) + 2,2s
5º Simone Tempestini/Giovanni Bernacchini (Citroën) + 2,6s
6º Chewon Lin/Martijn Wydaeghe (Hyundai) + 3,0s
7º Miguel Campos/António Costa (Skoda) + 3,2s
8º Carlos Vieira/Jorge Carvalho (Citroën) + 3,5s
9º Alexandre Camacho/Pedro Calado (Peugeot) + 3,6s
10º Joaquim Alves/Luís Ramalho (Ford) + 4,5s

Em destaque

Subir