Nas Notícias

“Gerir alguma escassez” da vacina é o grande desafio, assume Marta Temido

A ministra da Saúde, Marta Temido, assumiu que “gerir alguma escassez” será o grande desafio no arranque da campanha de vacinação contra a covid-19.

“Sabemos há longos meses que, mesmo que tivéssemos uma vacina disponível, ela seria sempre, num primeiro momento, escassa”, lembrou a ministra.

Devido a essa necessidade de “gerir a escassez da vacina”, a ministra revelou que está em cima da mesa a hipótese do recurso a voluntários nos centros de saúde.

Questionada sobre o número de doses da vacina contra a covid-19 que Portugal vai receber numa primeira fase, Marta Temido pediu tempo para que sejam asseguradas as garantias necessárias.

“Temos de ser pacientes e perceber que há passos que não podemos subestimar nem desvalorizar. Não nos interessa sermos os primeiros a ter vacinas. Interessa ter vacinas de qualidade, seguras e efetivas”, reagiu.

A ministra garantiu ainda que Portugal acompanha “com muita prudência” os relatos de reações alérgicas que têm surgido, nomeadamente no Reino Unido, onde já arrancou a campanha de vacinação.

Em destaque

Subir