Mundo

Gerigonça a quatro numa Holanda há sete meses sem Governo. E Centeno à espera…

O Partido da Liberdade e Democracia (VVD) venceu as legislativas da Holanda, há… sete meses. Mark Rutte tem tentado formar Governo desde então e a resposta pode ser uma geringonça a quatro, com democratas-cristãos (CDA), liberais (D66) e União Cristã.

Esta improvável coligação parece ser o último recurso para o primeiro-ministro cessante continuar no cargo, sete meses após umas eleições que deixaram o Parlamento holandês demasiado fragmentado.

Esta versão holandesa da geringonça dará aos quatro partidos de Governo uma maioria com 76 dos 150 deputados no Parlamento: 33 do VVD, 19 da CDA, outros 19 do D66 e cinco da União Cristã.

Primeiro-ministro desde 2010, Mark Rutte deverá formalizar amanhã ao Parlamento o novo Governo, tendo depois de indicar todos os ministros até ao final do mês.

A Holanda está sem Governo há sete meses, mas ainda é a vizinha Bélgica a recordista:  precisou de 541 dias para formar Governo, em 2010.

Centeno aplaude

A formação de um (novo) Governo na Holanda é uma excelente notícia para… Mário Centeno.

Com um novo executivo, dificilmente o polémico Jeroen Dijsselbloem ficará com a pasta das Finanças. Mesmo que seja ministro de outra área, não poderá representar a Holanda no Eurogrupo, pelo que este terá de eleger um novo presidente.

E na lista dos sucessores há um nome favorito para os países do sul, aqueles que, segundo Dijsselbloem, querem é “copos e bebida”: o português Mário Centeno.

 

Em destaque

Subir