Mundo

Gérard Depardieu obtém cidadania russa para escapar aos impostos em França

gerard depardieu1O ator Gérard Depardieu aceitou o convite de Vladimir Putin e em menos de duas semanas obteve cidadania russa. Depardieu, que já tinha residência fiscal na Bélgica, consegue assim escapar ao aumento de impostos na França.

Em finais de dezembro Putin convidara Gérard Depardieu a ser cidadão russo e 13 dias depois o processo fica concluído, o que permite ao ator escapar ao aumento de impostos que França prepara.

Gérard Depardieu já tinha residência fiscal na Bélgica, com o mesmo propósito, mas entretanto viu as autoridades russas, com a chancela do Presidente Vladimir Putin, concederem nova nacionalidade ao ator.

“De acordo com o artigo 89.º da Constituição da Federação Russa, o Presidente deu instruções para aprovar o pedido de cidadania de Gérard Xavier Depardieu, nascido em França, em 1948”, revela uma nota divulgada pelo Kremlin, através do seu site oficial.

A decisão de Depardieu em mudar de nacionalidade surgiu após a vitória de François Hollande, cuja bandeira eleitoral era, recorde-se, um aumento de impostos de 75 por cento, medida que recairia apenas sobre os mais ricos.

Entretanto, a bandeira de Hollande não foi aceite pelo Tribunal Constitucional, que considerou a medida inconstitucional, uma vez que não se aplicava o princípio da igualdade dos cidadãos perante a administração fiscal.

No passado dia 20 de dezembro, em conferência de Imprensa, Vladimir Putin revelou que, caso Gérard Depardieu “quiser ter um passaporte russo, é como se já o tivesse”. E a verdade é que o Presidente da Rússia agiu depressa, concedendo essa nacionalidade num tempo recorde.

As ligações entre o ator nascido em França e a Rússia não são, no entanto, recentes. Depardieu tem sido o rosto de uma campanha publicitária do banco Sovietski, além de que tem dedicado parte do seu tempo a angariar verbas para um hospital pediátrico localizado em São Petersburgo.

Mas essa mudança de nacionalidade não será muito bem vista em França, país que já lamentara a decisão de alterar a sede fiscal. François Hollande, Presidente francês, pretenderá um sistema fiscal semelhante em todos os países da Europa, para evitar estes truques para uma evasão fiscal legalizada.

O caso teve repercussões políticas. A esquerda de Hollande acusa Gérard Depardieu de um ato “vergonhoso”. Já a direita francesa critica a medida de aumento de impostos para os mais ricos, mesmo multimilionários como Depardieu, que cobra cachets fabulosos e é dono de um património que nem o mais duro agravamento fiscal poria em causa.

Em destaque

Subir