Nas Notícias

Gentil Martins insiste que homossexualidade é “questão anómala”

A polémica entrevista de Gentil Martins ao Expresso gerou grande polémica e celeuma nas redes sociais. O cirurgião criticou Ronaldo, Dolores Aveiro e considerou que os homossexuais são vítimas de “uma anomalia”. Numa nota enviada ao mesmo semanário, o antigo bastonário da Ordem dos Médicos pede desculpa a Dolores. Mas reitera que a homossexualidade é uma “questão anómala”.

Gentil Martins concedeu uma polémica entrevista ao Expresso, onde falou do facto de Cristiano Ronaldo ter filhos recorrendo a barrigas de aluguer.

A resposta foi dura: “Considero um crime grave. É degradante, uma tristeza. O Ronaldo é um excelente atleta, tem imenso mérito, mas é um estupor moral, não pode ser exemplo para ninguém. Toda a criança tem direito a ter mãe. Mais: penso que uma das grandes culpadas disto é a mãe dele. Aquela senhora não lhe deu educação nenhuma”.

Mas o cirurgião falou também da homossexualidade. E defendeu que “tem de haver homens e mulheres” num relacionamento, ou “o mundo tinha acabado”.

“Trato-os [os homossexuais] como a qualquer doente e estou-me nas tintas se são isto ou aquilo… Não vou tratar mal uma pessoa porque é homossexual, mas não aceito promovê-la. Se me perguntam se é correto? Acho que não. É uma anomalia, é um desvio da personalidade. Como os sadomasoquistas ou as pessoas que se mutilam”, defendeu.

Estas declarações provocaram um pedido de desculpa a Dolores Aveiro. Numa nota enviada ao Expresso, Gentil Martins relativizou: “Quanto a Ronaldo não ser exemplo, referia-me exclusivamente à escolha por ‘Barrigas de Aluguer’, permitidas por lei, mas das quais discordo totalmente, quer como Pediatra quer como Ser Humano. Isso nada tem a ver com os excepcionais méritos desportivos de Ronaldo, nem com a sua generosidade para com Instituições Sociais e crianças com dificuldades”.

Garante que não pretendia “ofender” Dolores Aveiro, pessoa que não conhece “pessoalmente”.

Já a questão da homossexualidade, não muda o raciocínio.

“Quanto à homossexualidade, lamento quem sofra com essa questão, que continuo a considerar anómala, sem no entanto deixar de respeitar os Seres Humanos que são”.

Conheça Gentil Martins:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=X2DH2BMW5DS8

Em destaque

Subir