Nas Notícias

Genéricos: farmácias contrariam Ordem dos Médicos e APOGEN e referem subida de 13,6 por cento

medicamentosAs vendas de genéricos estão a crescer 13,6 por cento, enquanto os fármacos de marca desceram 2,6 por cento. Os números são da Associação Nacional de Farmácias e confirmam o crescimento do mercado dos genéricos, contrariando afirmações do bastonário da Ordem dos Médicos e da APOGEN.

Quem vende medicamentos refere que os genéricos são cada vez mais procurados, ao contrário do que afirmam o bastonário da Ordem dos Médicos e a Associação Portuguesa de Genéricos (APOGEN). O cenário da crise é negado pela Associação Nacional de Farmácias (ANF), que apresenta números para sustentar a posição: 5,4 milhões de embalagens vendidas.

Em comunicado, as farmácias revelam que a venda de genéricos subiu 13,6 por cento em setembro, quando comparado com o mesmo mês de 2011. Ao invés, os medicamentos de marca continuam a vender cada vez menos: a comparação desvenda uma quebra de 2,6, entre setembro do ano passado e de 2012.

Os números da ANF contrariam as afirmações do bastonário da Ordem dos Médicos, que ainda esta semana negou o aumento da taxa de penetração dos genéricos. Para José Manuel Silva, o fornecimento de fármacos mediante a Denominação Comum Internacional não alterou a diferença de proporção, citando dados do Infarmed para adiantar que os genéricos correspondem a 25 por cento do mercado.

Já a APOGEN, por intermédio do presidente Paulo Lilaia, havia referido que o mercado dos fármacos se encontrava estagnado, apesar da Lei permitir trocar um medicamento de marca (mais caro) por um genérico desde que o princípio ativo seja o mesmo.

Em destaque

Subir