Nas Notícias

Gene da obesidade aumenta risco de padecer de cancro de pele, revela pesquisa

obesidadeDe acordo com um estudo britânico, o gene FTO ou Intron 8, que provoca a obesidade, aumenta risco de desenvolver cancro de pele. É a primeira vez que é descoberta uma associação entre aquele gene e uma doença não relacionada com o aumento de peso.

Uma pesquisa realizada na Universidade de Leeds, em Inglaterra, levou à associação do gene da obesidade, o FTO ou Intron 8, com o desenvolvimento de melanomas malignos, que levam ao cancro de pele.

Neste estudo, publicado na revista Nature Genetics, os investigadores britânicos descobriram, pela primeira vez, uma associação entre aquele gene e doenças que não estão ligadas com a obesidade. E concluíram que o FTO é um potencial fator de risco, no cancro da pele.

A pesquisa abre agora horizontes, na procura de outras respostas. Será que aquele gene pode estar associado a outras doenças? “Novos estudos poderão dar a resposta para esta pergunta”, realça Mark Iles, um dos autores do estudo, em declarações à BBC.

Os indivíduos que apresentavam uma variação do seu ADN, suscitada pelo gene da obesidade, mostraram também maior propensão para desenvolver cancro de pele. Esta conclusão resultou da análise de 13 mil tumores malignos e de outras 60 mil pessoas, que não padeciam de qualquer cancro.

O FTO é a proteína da obesidade e de massa de gordura associada. É um gene localizado no cromossoma 16, sendo que algumas variantes estão associadas à obesidade.

Em destaque

Subir