Mundo

Duas gémeas siamesas com 8 dias foram separadas numa cirurgia inédita

Lydia e MayaNunca os médicos tinham separado gémeos com tão pouco tempo de vida. Lydia e Maya foram operadas com 8 dias de vida, na Suíça, numa intervenção tão arriscada quanto compensadora. Tudo correu bem e as siamesas estão agora separadas.

O sucesso da cirurgia foi revelado pela equipa de médicos dos hospitais universitários de Genebra e de Berna, tendo a operação decorrido nesta última cidade, segundo avançou o jornal Le Matin Dimanche.

As gémeas siamesas estavam ligadas pelo abdómen, partilhando partes do tórax e do fígado.

A situação clínica era agravada pelo facto de serem prematuras: nasceram oito semanas antes do prazo previsto.

Uma equipa de especialistas em pediatria e neonatologia foi cuidando das bebés enquanto se esperava que fizessem 3 meses, pois as separações de gémeos costumam ser realizadas entre os 3 e os 6 meses de vida.

Só que Lydia e Maya estavam em risco de vida, pois só pesavam 2,2 quilos em conjunto e, partilhando a corrente sanguínea, uma tinha a pressão muito alta e a outra falta de sangue.

As hipóteses de sucesso numa cirurgia de separação aos 8 dias de vida eram de um por cento, mas… aconteceu.

“Jamais gémeos tão pequenos foram separados antes com sucesso”, frisou Steffen Berger, chefe do serviço de cirurgia pediátrica do Hospital de Inselspital, em Berna: “Estamos felizes porque as crianças e a família estão bem”.

A cirurgia foi realizada no dia 10 de dezembro por uma equipa de 13 médicos, tendo demorado cerca de cinco horas.

Depois dessa operação, Lydia e Maya necessitaram de uma outra, na qual foram fechadas as cavidades abdominais.

As duas meninas nasceram ao mesmo tempo que um terceiro gémeo, que não apresentou qualquer problema.

Os dois hospitais universitários que a inédita cirurgia é “uma sensação ao nível clínico”, pois nunca se tinham separado gémeos com tão pouco tempo de vida.

“A operação só deu certo graças ao trabalho de equipa perfeito entre médicos e enfermeiras”, acrescentou Steffen Berger.

Em destaque

Subir