Nas Notícias

Gelo vai estar ao rubro a partir de sábado

geloAs previsões do tempo para o fim de semana são de gelar qualquer um. O Instituto de Meteorologia anunciu uma descida da temperatura a rondar uma média de seis graus centígrados, a partir de sexta-feira.

Sair de casa vai ser como entrar num frigorífico a partir da próxima sexta-feira. O país vai ser atingido por uma descida da temperatura, que em média deverá baixar à volta de seis graus centígrados no continente.

Este frio de ranger os dentes tem origem mais a Norte, devido à passagem “de uma massa de ar fria transportada na circulação de um anticiclone situado no Norte da Europa”, como refere o comunicado do Centro de Previsão do Instituto de Meteorologia. As temperaturas só deverão voltar a subir a partir do dia 7, terça-feira.

É na mesma nota que vem referida a “descida significativa dos valores da temperatura do ar na ordem dos seis graus” centígrados a partir do dia 3, a próxima sexta-feira. O frio vai permanecer em território nacional (excetuando as ilhas) até ao dia 7, a partir do qual é esperada “uma subida gradual dos valores da temperatura”.

As situações de frio extrema são perigosas para a saúde, especialmente para grupos de risco, como idosos e pessoas com problemas respiratórios. Com a confirmação das previsões do Instituto de Meteorologia deverão surgir os habituais conselhos por parte da Proteção Civil, com destaque para o mais essencial: quando sair de casa, agasalhe-se bem.

Em destaque

Subir