Mundo

Gaza: Israel abate palestiniano que entrou em zona tampão no período de cessar-fogo

gaza pazUm grupo de agricultores palestinianos terá entrado numa zona tampão, apesar de Israel ter alertado que, mesmo com a trégua em vigor, não iria permitir movimentações no local. Dos disparos israelitas resultaram um morto e dez feridos.

A trégua na Faixa de Gaza, em vigor desde ontem, não impediu que já haja uma vítima mortal. Um palestiniano foi abatido por soldados israelitas, quando alegadamente invadiu uma zona tampão para verificar culturas agrícolas. Do mesmo tiroteio terão resultado mais dez feridos.

O incidente ocorreu junto a uma aldeia perdo de Khan Younis, quando um grupo de agricultores (de acordo com a informação do canal Al-Jazira) terá entrado numa área de 300 metros de largura que, para Israel, é uma zona tampão. Os israelitas já tinham alertado que, mesmo com o cessar-fogo em vigor, não iriam permitir a entrada de pessoas na zona.

O grupo de palestinianos terá interpretado mal as informações divulgadas aquando da entrada em vigor do cessar-fogo, considerando que já seria possível ir verificar as culturas agrícolas no local. Dos disparos resultou um morto, um homem de 21 anos (avança a AFP) e ainda dez feridos (segundo a BBC), a maioria dos quais ainda adolescentes.

Foi o primeiro incidente militar, após 36 horas de trégua entre dois vizinhos que mantiveram uma guerra de oito dias: Israel reclama que os disparos do Hamas mataram cinco pessoas, Gaza alega que os bombardeamentos israelitas mataram 158 palestinianos.

Em destaque

Subir