Mundo

Gata alerta dona para cancro da mama e salva-lhe a vida

gata_fidge_cancro_1Uma gata está a virar uma autêntica heroína depois de ter feito com que a sua dona consultasse um médico, que lhe diagnosticou um cancro no seio direito. Mulher já foi operada e encontra-se em recuperação.

Chama-se Fidge, tem pouco mais de um ano de idade, é uma gata que pertence a Wendy Humphereys, uma britânica de 52 anos, e está a tornar-se uma heroína à medida que a história é conhecida em todo o mundo.

Tudo porque a pequena felina começou, a partir de certa altura, a adotar um comportamento estranho perante a sua dona, Wendy: “Todos os dias começou a saltar-me no peito, na zona onde os médicos viriam a detetar o cancro”, refere a britânica.

A ação do animal levou Wendy a marcar uma consulta e a seguir veio a surpresa. Naquele preciso local, onde Fidge saltava, foi diagnosticado um tumor maligno à mulher de 52 anos. Segundo os médicos, mais algum tempo e o problema podia não ter solução tornando-se dessa forma fatal para Wendy.

Entretanto a britânica já foi operada e encontra-se atualmente a fazer quimioterapia.

Segundo várias investigações já levadas a cabo por especialistas, os gatos, à semelhança dos cães, podem conseguir detetar este tipo de tumores nas pessoas, a partir das alterações dos odores.

Em destaque

Subir