Nas Notícias

Gasolina sobe para valor recorde enquanto gasóleo baixa, mas pouco

gasolina_abasteceA gasolina vai voltar a aumentar, já daqui a poucas horas. Um litro de 95 octanas na Galp vai custar 1,739 euros, mais 2,5 cêntimos do que o preço em vigor até à meia-noite de hoje. É um valor recorde no mercado nacional: nunca se pagou tanto por um litro de gasolina em Portugal. Ao invés, o gasólea vai baixar 0,5 cêntimos.

O mercado liberalizado dos combustíveis vai registar, a partir de amanhã, mais uma subida concertada no preço da gasolina. Usando como referência o valor na refinadora e distribuidora líder de mercado, um litro de gasolina de 98 octanas vai subir 2,5 cêntimos na Galp, passando a custar 1,764 euros por litro. Apesar do mercado ser teoricamente concorrencial, as outras duas grandes distribuidoras – BP e Repsol – deverão subir os preços num valor semelhante.

O aumento é justificado com a subida do valor da gasolina nos mercados internacionais registada na semana passada. Ao invés, o gasóleo sofreu uma ligeira descida, prevendo-se uma redução de 0,5 cêntimos por litro. Assim, na Galp, o diesel custará 1,514 euros por litro.

Hoje, a gasolina de 95 octanas já custa mais 15 cêntimos do que no início de 2012, valor que é de 7 cêntimos no gasóleo. Um dos motivos mais recorrentemente apontados para este contínuo aumento no preço dos combustíveis é a tensão no Irão, um dos mais importantes produtores mundiais, devido ao programa nuclear.

Em destaque

Subir