Economia

Gasolina mais cara na próxima semana, gasóleo poderá subir também

Os combustíveis vão ficar mais caros na próxima semana. A subida não será tão acentuada como nos últimos tempos, mas o preço a pagar pelo litro de gasolina subirá, o mesmo é esperado no gasóleo. Importa, porém, salientar que o diesel pode até ter o seu preço inalterado. De acordo com cálculos do setor petrolífero, a subida será até meio cêntimo na gasolina e, se acontecer, de igual grandeza no gasóleo.

Após uma subida de preços na última semana, os combustíveis devem aumentar outra vez, pela segunda semana consecutiva.

Deste modo, a partir de segunda-feira, os condutores vão pagar cerca de 1,36 euros por litro de gasóleo, enquanto que a gasolina simples 95 octanas deverá chegar aos 1,57 euros por litro.

O preço dos combustíveis, como é habitual, reflete a cotação que o petróleo teve nos mercados internacionais.

Gasolina simples 95 octanas: 1,57 euros/litro
Gasóleo: 1,36 euros/litro

Para antecipar estes valores, como é habitual, é levado em conta o comportamento da moeda e o seu efeito cambial (relação do euro face ao dólar), tal como as estimativas de oferta e procura da matéria-prima, ao longo da semana.

Além disso, as subidas e descidas nos postos de abastecimento podem variar consoante as marcas e as localidades, sendo possível que em alguns postos esse ajustamento não aconteça.

Os valores médios aqui antecipados não dispensam a consulta das plataformas oficiais (como, por exemplo, a Direção-Geral de Energia e Geologia), durante a próxima semana.

Em destaque

Subir