Economia

Gasolina mais cara e gasóleo mais barato a partir de segunda-feira

combustivel_1A partir da próxima semana, o preço dos combustíveis volta a sofrer alteração, em virtude das alterações das cotações internacionais. Segundo informações disponibilizadas pela agência Lusa, está previsto que o preço do gasóleo desça um cêntimo, enquanto que o da gasolina deverá aumentar cerca de meio cêntimo.

Estes valores são resultado das cotações médias dos combustíveis no mercado internacional. Assim, e apesar do preço do petróleo ter regredido cerca de dois por cento, na semana passada a cotação do gasóleo desceu, e a da gasolina subiu. Especialistas adiantam ainda que este aumento da gasolina pode estar associado aos receios sobre a retoma económica na União Europeia.

De acordo com dados fornecidos pela Direção Geral de Energia e Geologia, o preço do gasóleo ronda atualmente os 1,472 euros por litro, e a gasolina 1,664 euros por litro, nos postos de abastecimento.

Segundo informações disponibilizadas por Bruxelas, as gasolineiras portuguesas apontam dos preços mais altos da zona euro, o que justifica o decréscimo do consumo de combustíveis de aproximadamente sete por cento. Esta é uma situação que se prolonga desde abril de 2011.

A estabilidade, no que diz respeito aos preços dos combustíveis, não parece estar para breve, uma vez que, para além das instáveis cotações de mercado, no caso europeu estas alterações também se associam à perda semanal de quase dois por cento do euro face ao dólar, facto que justifica a subida da gasolina na próxima semana.

Em destaque

Subir