Economia

Gasolina desce, gasóleo sobe na próxima semana

Os combustíveis vão sofrer alterações no que toca ao seu preço na próxima semana. O gasóleo deverá ficar meio cêntimo mais caro, enquanto que a gasolina deverá descer um cêntimo ou mais.

Assim, o aumento do preço dos combustíveis será sentido pelos condutores com veículos movidos a diesel, enquanto que os automobilistas que têm veículos movidos a gasolina vão pagar menos (que nesta semana) para abastecer.

De segunda-feira em diante, o aumento no preço por litro de gasóleo deverá ser na ordem de meio cêntimo.

Já a gasolina simples de 95 octanas terá uma diminuição do seu preço por litro que deverá rondar um cêntimo ou um cêntimo e meio, colocando este combustível num valor mais baixo desde 23 de julho.

Gasolina simples 95 octanas: 1,58 euros/litro

Gasóleo: 1,36 euros/litro

Para se chegar a este valor é considerado o comportamento da moeda e o seu efeito cambial (relação do euro face ao dólar), tal como as estimativas de oferta e procura da matéria-prima, ao longo da semana.

Além disso, as subidas e descidas nos postos de abastecimento podem variar consoante as marcas e as localidades, sendo possível que em alguns postos esse ajustamento não aconteça.

Os valores médios aqui antecipados não dispensam a consulta das plataformas oficiais (como, por exemplo, a Direção-Geral de Energia e Geologia), durante a próxima semana.

Mais partilhadas da semana

Subir