Economia

Gasolina aumenta, gasóleo mantém preço

O preço dos combustíveis irá sofrer alterações na próxima semana, com os automobilistas com veículos movidos a gasóleo com ‘mais sorte’ do que os condutores de carros a gasolina. A partir de segunda-feira, a gasolina aumentará, enquanto que o gasóleo vai manter o preço.

A gasolina simples de 95 octanas deverá aumentar, com o valor da subida a estar na ordem de um cêntimo e meio.

Quanto ao combustível mais utilizado em Portugal (diesel) não deverá ver o seu preço alterado, isto tendo por relação o preço praticado ao longo desta semana.

Gasolina simples 95 octanas: 1,47 euros/litro
Gasóleo: 1,26 euros/litro

O preço que tem sido negociado para os produtos derivados do petróleo, nos mercados internacionais, ao longo desta semana, está na base desta mudança.

Se o gasóleo deverá ver o seu preço médio fixar-se nos 1,26 euros por litro, já gasolina simples 95 octanas irá chegar ao preço de 1,47 euros por litro.

Importa referir e destacar, como é habitual, que o comportamento da moeda e o seu efeito cambial (relação do euro face ao dólar), tal como as estimativas de oferta e procura da matéria-prima, ao longo da semana, ajudam a explicar e antecipar os preços.

Além disso, as subidas e descidas nos postos de abastecimento podem variar consoante as marcas e as localidades, sendo possível que em alguns postos esse ajustamento não aconteça.

Os valores médios aqui antecipados não dispensam a consulta das plataformas oficiais (como, por exemplo, a Direção-Geral de Energia e Geologia), durante a próxima semana.

Em destaque

Subir