Economia

Gasóleo com novo aumento, gasolina desce na próxima semana

O preço dos combustíveis irá sofrer uma variação na próxima semana, com o gasóleo a aumentar outra vez, seguindo uma linha de aumentos há várias semanas, enquanto que a gasolina irá baixar.

Nos postos de abastecimento, a partir de segunda-feira, os condutores com veículos movidos a diesel vão pagar mais meio cêntimo por cada litro de combustível.

O gasóleo (combustível mais utilizado em Portugal) deverá custar cerca de 1,38 ou mesmo 1,39 euros por litro.

Quem quiser abastecer com gasolina simples 95 octanas deverá pagar menos um cêntimo por litro, com o preço a atingir, neste caso, os 1,59 euros por litro.

O preço dos combustíveis reflete a cotação que o petróleo teve nos mercados internacionais, nesta semana, e a tensão entre os principais produtores petrolíferos faz disparar o preço todas as semanas.

Gasolina simples 95 octanas: 1,59 euros/litro
Gasóleo: 1,39 euros/litro

Para antecipar estes valores, como é habitual, é levado em conta o comportamento da moeda e o seu efeito cambial (relação do euro face ao dólar), tal como as estimativas de oferta e procura da matéria-prima, ao longo da semana.

Além disso, as subidas e descidas nos postos de abastecimento podem variar consoante as marcas e as localidades, sendo possível que em alguns postos esse ajustamento não aconteça.

Os valores médios aqui antecipados não dispensam a consulta das plataformas oficiais (como, por exemplo, a Direção-Geral de Energia e Geologia), durante a próxima semana.

 

Em destaque

Subir