Economia

Gás terá tendência a ser mais barato agora que o terminal no porto de Sines foi ampliado

ren terminal sinesA ampliação do terminal de gás no porto de Sines, concluída hoje pela REN, irá aumentar a capacidade de abastecimento do mercado ibérico. Nas contas da empresa, ao expandir o terminal, agora um dos maiores da Europa, a REN poderá disponibilizar o gás a um preço mais acessível.

O terminal de gás da REN no porto de Sines termina, hoje, as obras de ampliação que o posicionam como um dos maiores da Europa. O objetivo da empresa é aumentar a capacidade de abastecimento do mercado ibérico, pelo que, a crescerem as operações no porto de Sines, os agentes ligados à comercialização poderão oferecer este combustível a um preço mais acessível.

“A REN cumpriu o seu papel, agora cabe aos agentes fazer o que lhes compete para que, no consumidor final, sejam refletidas as vantagens deste terminal”, resumiu João Conceição, administrador da empresa. O próximo passo, que deve ser tomado em 2013, é a construção de um segundo gasoduto a ligar o porto de Sines a Espanha.

O destaque na obra vai para a construção de um terceiro tanque de armazenamento de gás natural liquefeito, que aumenta a capacidade do terminal em mais 65 por cento, até um total de 390 mil metros cúbicos de gás liquefeito. A intervenção custou à REN 193 milhões de euros.

Em destaque

Subir