Mundo

Garrett, de 5 anos, escreveu o próprio obituário antes de perder a luta contra o cancro

Garrett Mathias, de 5 anos, morreu no passado dia 6 de julho, depois de perder a luta contra um cancro raro. Assim que souberam que o menino tinha pouco tempo de vida, os pais fizeram-lhe algumas questões ‘adultas’ e construíram o obituário de Garret com base nas suas respostas.

Garrett teve este sábado um funeral exclusivo, em Iowa. O pequeno rapaz, de 5 anos, morreu no passado dia 6, vítima de um cancro raro que lhe atacou o osso temporal o nervo craniano. No último mês de vida, Garrett contou com a ajuda dos pais, Emilie e Ryan Matthias, para escrever o seu próprio obituário, onde constam alguns dos dolorosos tratamentos que sofreu.

A história não tem um final feliz, mas Garrett detalhou a sua pequena e futura vida, deixando um texto que já se tornou viral.

Adorava brincar com a irmã, o seu coelho de peluche azul, o Batman e era ouvinte de trash metal. Odiava vestir calças e “o cancro estúpido e nojento” que enfrentou, bem como as agulhas e as máscaras de oxigénio.

Sonhava ser lutador de boxe profissional mas, nos últimos dias da sua luta, confessou que “quando morrer”,  queria-se transformar “num gorila e atirar cocó ao papá”.

Garrett escolheu ser cremado “como a mãe de Thor”, um dos heróis preferidos, ao lado de nomes como o “Hulk, o Iron Man e o Cyborg”. Dessa forma, acrescenta, poderia transformar-se numa árvore e lá habitar quando fosse um gorila.

Como não era fã de funerais, pediu cinco insufláveis para a cerimónia – tantos quanto a sua idade.

“Garrett suportou nove meses de inferno antes de perder a batalha contra o cancro. Durante esse tempo, nunca perdeu o sentido de humor e adorava brincar com os médicos e enfermeiros”, escreveram os pais.

A terminar, Garrett, de 5 anos, deixou uma mensagem: “Vemo-nos depois, otários”.

Em destaque

Subir