Nas Notícias

Garraiada ameaçada na Queima das Fitas de Coimbra

Movimento ‘Coimbra dos Estudantes’ está “apreensivo com fim de tradições diferenciadoras” da academia coimbrã, como a garraiada e a serenata monumental, e alerta para “movimentos que recusam convivência em democracia”.

O movimento Coimbra dos Estudantes “está muito apreensivo” com o futuro das tradições académicas em Coimbra.

Em causa está o risco real de se acabar com a garraiada e a serenata monumental, dois momentos com secular celebração da Queima das Fitas e da vida dos estudantes em Coimbra.

“A contestação à vertente tauromáquica da Queima, por parte de movimentos ruidosos mas pouco representativos, que querem impor os seus ideais num total desrespeito pela salutar convivência com a diversidade da Academia, irá resultar na total descaracterização da academia coimbrã”, defende Ricardo Marques, do Movimento Coimbra dos Estudantes.

Para os estudantes deste movimento, “há que destacar a exigência do papel a desempenhar pelo Conselho de Veteranos e pela Associação Académica de Coimbra na promoção dos valores democráticos, ao decidirem a realização de um referendo junto dos estudantes”.

Esta consulta “contraria a imposição da Comissão Central da Queima das Fitas que pretendia acabar, de uma vez, com a garraiada”.

“Na certeza de que a vontade estudantil será respeitada, o Movimento Coimbra dos Estudantes manifesta a sua total solidariedade para com quem defende os valores democráticos, uma universidade para todos e as tradições académicas”, conclui.

Em destaque

Subir