Cultura

Garbage quebram nostalgia no Festival Marés Vivas TMN em julho

garbageFestival Marés Vivas TMN confirma a presença dos Garbage para o dia 19 de julho, no Cabedelo, em Vila Nova de Gaia. Trata-se de um concerto com uma das melhores bandas da segunda metade da década de 90. A banda norte-americana promete matar a saudade de alguns dos maiores êxitos da sua carreira.

Está confirmada a presença da banda na 10.ª edição do Festival Marés Vivas, no palco TMN, numa nova viagem às origens da banda. O grupo de rock oriundo dos Estados Unidos da América (Madison) – formado em 1993 pelo baterista da banda Butch Vig e que mais tarde viria a integrar os produtores Steve Marker e Duke Erikson e ainda a sensual Shirley Manson – regressa a Portugal para um grande concerto que promete.

Os bilhetes serão colocados à venda a partir do dia 25 de fevereiro, nos locais habituais (FNAC, Ticketline, CTT, Agência Abreu, El Corte Inglês, BreakPoint, entre outros locais). O bilhete diário para o festival custa 30 euros, enquanto o passe de quatro dias tem um preço de 50 euros.

Antes de partirem para a aventura Garbage, três dos seus membros já tinham uma vasta experiência no mundo da música: Butch Vig tinha sido produtor de álbuns excecionais dos Nirvana, U2, Smashing Punpkins ou Sonic Youth. Steve Marker e Duke Erikson também eram produtores.

No final da década de 80, Butch e Duke decidem montar um estúdio para produzir bandas de rock alternativo e nos tempos livres começam a trabalhar nas suas próprias músicas e formam a banda Spooner. Mais tarde Butch conhece Duke na Universidade e depois de se tornarem amigos convida-o a integrar a banda. Tornam-se conhecidos produtores e terminam com os Spooner.

Em 1993, encontram-se para trabalharem juntos em remisturas dos U2, Nine Inch Nails e Depeche Mode e passado muito pouco tempo começam a compor juntos.

Curiosamente um amigo de Butch aos ouvir as demos do projeto, caracteriza as músicas como “lixo” e, é aí sem que nada o fizesse esperar decide dar o nome de Garbage ao projeto. Mas a banda só ganha forma após a entrada da vocalista Shirley Manson, convidada após a terem visto cantar num programa da MTV.

Até ao lançamento do primeiro álbum, a banda decide apenas lançar alguns singles de edições limitadas e aí começam a destacar-se junto dos media: Butch por ser um grande produtor e pela figura central da banda, a sensual e talentosa Shirley Manson.

‘Garbage’ é o nome escolhido para o álbum de estreia da banda em 1995. Rapidamente aclamado pelo público e pela crítica, os primeiros singles ‘Only Happy When It Rains’, ‘Stupid Girl’ ou ‘Milk’ conquistam tudo e todos. A sonoridade do álbum era uma mescla de rock com elementos de música eletrónica e o disco atinge a marca de 3 milhões de cópias vendidas.

O perfecionismo dos produtores faz com que o segundo álbum demore a ser lançado, até que em 1998 lançam ‘Version 2.0’. Conquistam discos de ouro e platina e nomeações para todo o tipo de prémios de música. ‘Version 2.0’ torna-se um dos 10 discos mais vendidos no mundo naquele ano.

Gravam uma música que integraria a banda sonora do filme ‘007 – The World is not enough’ e em setembro de 2001, lançam o terceiro álbum da banda: ‘Beautiful Garbage’, o mais pop da carreira e menos aceite pela crítica e fãs, por precisamente se ter tornado mais pop do que rock, levando a banda a uma crise e futuro incertos.

Iniciam em 2004 a gravação do quarto álbum, mas algumas divergências entre o grupo levam a uma separação num curto período de tempo. Resolvem reunir-se novamente e retomam as gravações do álbum ‘Bleed Like Me’, que viria a ser lançado em abril de 2005.

Com o mesmo vigor e entusiasmo dos primeiros álbuns da banda, a crítica e os fãs adoram o resultado. Após a tournée de ‘Bleed Like Me’, o futuro da banda torna-se uma incógnita e lançam em 2007 uma coletânea com quase todos os grandes hits da banda, intitulada de ‘Absolut Garbage’.

O mistério e a rebeldia dos Garbage está de volta ao fim de 7 anos e acabam de anunciar o novo álbum ‘Not Your Kind of People’, que irá ser lançado a 15 de maio deste ano. Os Garbage estão prontos para reclamar o seu reino no mundo do rock.

No festival Marés Vivas TMN, em Vila Nova de Gaia, no dia 19 de julho, prometem quebrar com a nostalgia ao tocar alguns dos maiores êxitos da sua carreira. Espera-se uma noite muito especial ao som do melhor rock.

Em destaque

Subir