Desporto

Garay: Tudo sobre o novo reforço do Benfica

O Benfica oficializou uma contratação que estava acertada desde a saída de Coentrão: Garay, argentino que não encontrou espaço no plantel do Real Madrid. Mas quem é este argentino, que levou um dia o Real a perder a cabeça? Ezequiel Garay é um defesa-central que se destaca pelo forte jogo aéreo e pelo elevado número de golos que marca, mas que não encontraria espaço no plantel de José Mourinho.

Garay é um verdadeiro reforço na zona do terreno mais debilitada, após as saídas de David Luiz e Sidnei. O internacional argentino nasceu em Rosario, a 10 de outubro de 1986, e tem 24 anos. O seu percurso no futebol profissional começou no Newell’s Old Boys, em 2004.

Não tardou a impor-se na equipa, apesar da sua tenra idade, e na época seguinte foi contratado pelo Racing de Santander. Já na liga espanhola, Garay revelou-se também um central goleador, com 12 golos marcados em 59 partidas.

Foi titular pela seleção nas Olimpíadas 2008, onde conquistou a medalha de ouro. No seu palmarés constam, no entanto, poucos títulos: uma Taça do Rei e uma medalha de ouro ao serviço da seleção argentina de sub-23, nos Jogos olímpicos de Pequim.

E é precisamente 2008 o ano da sua chegada ao Real Madrid, que contrata o argentino ao Racing por 10 milhões de euros. O Real compra, mas cede Garay por empréstimo ao clube de Santander, para que ‘el negro’ ganhasse experiência de futebol europeu e liga espanhola, em particular.

Mourinho continuou sem espaço para o jogador no plantel e abriu portas à transferência. Diversos clubes tentaram negociar o passe, mas o Real rejeitou todas as propostas. Garay chega agora ao Benfica, que ganhou liquidez, graças à transferência de Fábio Coentrão para o Real Madrid.

Depois de levar Di María, o Real completa a ala esquerda que levou o Benfica ao título, em 2009-2010. E devolve um argentino: Garay vestirá de encarnado, depois de regressar da Copa América. Com o Uruguai de Maxi a afastar a Argentina, a apresentação deste novo reforço às ordens de Jorge Jesus não tarda.

Em destaque

Subir