Economia

Galp: Entrada dos angolanos finalizada em 2014 num processo faseado

vitor_gasparO processo da entrada da empresa de Isabel dos Santos e de Manuel Vicente na Galp Energia ficará concluído em 2014. Numa visita a Luanda, que terminou ontem, Vítor Gaspar, ministro das Finanças, chegou a acordo com os angolanos e a decisão tomada foi um processo faseado da entrada de capital.

A Esperaza (propriedade de Isabel dos Santos e da Sonangol de Manuel Vicente) só irá fazer parte do capital da Galp Energia no ano de 2014, ano previsto para o final de um processo faseado.

Vítor Gaspar, ministro das Finanças, visitou Luanda e chegou a acordo com os angolanos, que sairão da Amorim Energia nesse mesmo ano e farão parte do grupo de acionistas, adquirindo parte do capital dos italianos da ENI, que detêm 33,4 por cento e as ações da petrolífera portuguesa, tal como a Amorim Energia.

O anúncio do acordo feito entre os portugueses e os angolanos, está previsto ser anunciado amanhã em Lisboa, após reunião e discussão do conselho de ministros.

Já, o estado português possui um por cento do capital, via Caixa Geral de Depósitos (CGD) e conforme o acordo parassocial que liga o banco e a ENI e a Amorim Energia, é conferido o direito de opção de compra, em caso de alguma das partes envolvidas alienar ações. A CGD abdica deste processo a favor da Amorim.

No que toca à ENI, parte da posição poderá ficar em ‘private equities’.

Em destaque

Subir