Nas Notícias

Galinhas portuguesas não serão abatidas

galinhaDe acordo com uma notícia divulgada pela jornal i, uma nova diretiva europeia ordena o cumprimento de novas regras, no que diz respeito às gaiolas de galinhas para a produção de ovos. O estado português não vai levar a medida de avante.

Os produtores do setor agropecuário estão a tentar adaptar-se às novas medidas impostas pela União Europeia, no que toca ao novo tipo de gaiolas para galinhas poedeiras.

A diretiva, que entrou em vigor no início deste ano, visa a obtenção de um  novo tipo de gaiolas, na qual a ave possa ter espaço suficiente para fazer o ninho, esgravatar e empoleirar-se.

No mercado nacional existem um total de seis milhões de galinhas e só apenas metade destas já se encontram no novo habitat. Alguns países, como é o caso do Reino Unido, aconselham ao abate dos animais, ação esta que o governo não prentende realizar.

Vieira e Brito, diretor-geral da Alimentação e Veterinária afirma que quer “afastar de todo o espetro o abate”. O responsável declarou ainda que o governo pretende incitar os produtores a cumprir com o prazo, o mais rapidamente possível.

Em destaque

Subir