Cultura

Gala Anocas – “A Magia dos Afetos” com lotação quase esgotada

gala afetosAinda faltam duas semanas, mas quase já não há bilhetes para quem quiser ir à gala Anocas – “A Magia dos Afetos”, a 9 de dezembro no Fórum da Maia. Clã, Vozes da Rádio e Doismileoito são alguns dos grupos que ajudam a combater o Monstro Horrível Idiota.

A gala Anocas – “A Magia dos Afetos”, agendada para as 15h30 do dia 9 de dezembro, no Fórum da Maia, está com a lotação praticamente esgotada. A organização realizou ontem à tarde uma venda de bilhetes que superou as expetativas. “A adesão e a procura desde ontem foram fantásticas”, resumiu Júlio Bastos, da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1/JI da Maia.

O cartaz certamente ajudou à rápida venda de bilhetes. Clã, Tozé Perfume, Classificados, Vozes da Rádio, Doismileoito, Pequenos Cantores da Maia, Bando do Rei Pescador, Tertúlia dos 40, Jairo Grossi, Maiorff e Ginásio Bfree são alguns dos grupos e artistas que vão ajudar Anocas a combater o Monstro Horrível Idiota.

Este “monstro” é um tumor cerebral, detetado quando Anocas (Ana Pinto Monteiro) tinha dois anos e meio. “Ela já vive há mais tempo com cancro do que sem cancro”, recordou Alexandrina, a mãe da menina, numa entrevista ao Jornal de Notícias.

O Monstro Horrível Idiota é um glioma das vias óticas (astrocitoma pilocítico) não operável, mas que tem de ser controlado. Aos quatro anos, Anocas ficou sem ver, sem falar e sem andar, sendo então muito poucas as esperanças de recuperação. Apesar de ter perdido quase toda a visão de um olho e a mobilidade do lado direito do corpo, mesmo com um distúrbio hormonal (diabetes insípida) e lesões na hipófise e no hipotálamo, a menina nunca perdeu o sorriso.

Nem a esperança, apesar dos problemas familiares: a mãe teve de apresentar baixa, esgotou as poupanças em fisioterapia, naturopatia e terapias complementares e sonha, agora, em levar Anocas a uma clínica em Colónia (Alemanha). Para ajudar a família a suportar os custos (são precisos 80 mil euros para tratamentos e despesas diárias), foi aberta uma conta na Caixa Geral de Depósitos para donativos (NIB 003504290005305500065) e a Associação de pais resolveu organizar a gala do próximo dia 9 de dezembro, com a receita a reverter para o combate ao Monstro Horrível Idiota.

Em destaque

Subir