Mundo

Gabriela Mistral lembrada com google doodle no 126.º aniversário da poetisa chilena

gabriela mistral Gabriela Mistral é homenageada nesta terça-feira com um google doodle, no dia em que se assinala o 126.º aniversário da escritora e poetisa chilena – a única latino-americana a ganhar um Prémio Nobel da Literatura. Gabriela Mistral morreu aos 67 anos e no seu testamento determinou que os rendimentos gerados pelas vendas dos seus livros fossem entregues às crianças pobres da América Latina.

Lucila de María del Perpetuo Socorro Godoy Alcayaga, conhecida no mundo como Gabriela Mistral, é hoje lembrada com um google doodle, na página principal do motor de busca, que lembra grandes personalidades de diferentes artes.

Mistral nasceu em Vicuña, a 7 de abril de 1889. Foi uma poetisa, educadora, diplomata e feminista chilena, agraciada com o Nobel de Literatura no ano de 1945.

A sua obra aborda o amor de mãe, o amor, e é marcada pelas memórias de infância de Gabriela Mistral, pela dor, pela mágoa do suicídio do noivo, em 1907.

A poetisa que hoje é lembrada com um doodle fora abandonada pelo pai, quando tinha 3 anos. Perdeu a mãe em 1929 e dedicou-lhe um capítulo do seu livro ‘Tala’, ao qual chamou “Muerte de mi Madre”.

Foi professora primária e ganhou notoriedade quando venceu os Juegos Florales de Santiago, em 1914, com ‘Sonetos de La muerte’, já sob o pseudónimo de Gabriela Mistral.

Este pseudónimo surge como homenagem aos dois poetas preferidos: Gabriele D’Annunzio e Frédéric Mistral.

Mas não foi apenas na escrita que Gabriela Mistral se destacou. Também cumpriu um papel importante na educação no México, onde empreendeu uma reforma do sistema educativo naquele país, a convite do Ministério da Educação.

O reconhecimento maior da sua carreira chega em 1945, quando vivia em Petrópolis, no Rio de Janeiro (Brasil).

A poetisa chilena é distinguida com o Prémio Nobel da Literatura, tornando-se na primeira escritora latino-americano a ser agraciada com tamanha distinção.

Este Nobel transporta Gabriela Mistral para o centro da literatura internacional.

Passou a ser uma embaixadora da cultura chilena, em todo o mundo, participando em comissões culturais promovidas pela ONU.

Ocupou diversos cargos diplomáticos na Europa e deixou o ensino, sem nunca esquecer as crianças pobres da América Latina.

Gabriela Mistral morre aos 67 anos, em Nova Iorque, a 10 de janeiro de 1957, vítima de um cancro do pâncreas.

A poesia de Mistral é marcada pelas tragédias da sua vida, mas também por um forte sentimento de amor maternal, bem presente nos poemas que falam do amor às crianças, pelos mais vulneráveis.

No seu testamento escreveu que todos os lucros gerados pelas vendas das suas obras, na América Latina, fossem destinados às crianças mais pobres da região.

“Dá-me a mão e dançaremos; dá-me a mão e amar-me-ás”, pode ler-se, no doodle que a Google lhe dedica, neste dia 7 de abril de 2015. Veja o doodle:

gabriela mistral doodle 600

O que é um google doodle?

No maior motor de busca do mundo, diariamente surgem novos ‘doodles’, que não são mais do que esboços, desenhos, caricaturas ou aplicações interativas que, através da imagem, recordam factos ou pessoas.

Mas a expressão ‘doodle’ não foi criada pela Google (apesar da semelhança do vocábulo, em termos de grafia e fonética). Doodles são desenhos ou esboços, feitos quando uma pessoa pretende distrair-se, ou ocupar algum tempo livre.

Normalmente, encontram-se em cadernos escolares e são de autoria de alunos pouco interessados na aula. Podem ser caricaturas de professores, de alunos, de famosos ou até personagens de banda desenhada. Podem ser formas geométricas ou animações.

Etimologicamente, a palavra ‘doodle’ tem duas origens: americana e britânica. Os americanos utilizam-na desde o século XVII, para chamar “tolo” ou “simplório”, como variante da palavra alemã “Dödel”.

Já a origem inglesa reporta-se à Guerra Revolucionária Americana, quando as tropas coloniais britânicas cantavam “Yankee Doodle”. Aqui, ‘doodle’ tinha uma significado pejorativo e significa “fazer de tolo”.

Mais tarde, a partir de 1930, a expressão alterou o sentido e passou a estar relacionada com “ócio”, o que vem de encontro aos criativos desenhos durante uma aula, ou mesmo ao modo original que a Google encontrou para assinalar datas e homenagear pessoas.

Hoje, dia 7 de abril de 2015, Gabriela Mistral tem a honra desta homenagem póstuma.

Em destaque

Subir