Mundo

G7: Trump volta a defender regresso da Rússia

O Presidente dos Estados Unidos voltou hoje a defender o regresso da Rússia ao grupo das oito nações mais industrializadas (G8), que afastaram a Rússia em 2014, no seguimento da anexação da Crimeia, em 2014.

“Faz muito mais sentido ter a Rússia”, disse Donald Trump em declarações aos jornalistas hoje na Casa Branca, acrescentando que “poderia muito bem apoiar” o regresso da Rússia ao G7, que assim passaria novamente ao formato de G8.

Em junho do ano passado, Trump já tinha defendido o regresso da Rússia ao grupo, introduzindo então mais um elemento de tensão nas relações entre os Estados Unidos e estes parceiros, então no auge da guerra comercial.

“Porque é que estamos a ter uma reunião sem a Rússia na reunião”, questionou então o líder norte-americano, acrescentando: “Eles deviam deixar a Rússia voltar porque devíamos ter a Rússia na mesa de negociações”.

A reunião do G7 é um encontro informal dos líderes políticos que acontece todos os anos, desde 1975, com uma presidência rotativa do Canadá, França, Itália, Japão, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido, com a presença também da União Europeia, e até 2014, da Rússia.

A reunião deste ano decorre em Biarritz, sudoeste de França, no fim de semana, estando prevista a presença de Trump.

Em destaque

Subir