Economia

Futurália com número recorde de universidades estrangeiras

Futuralia_2016_900Na nona edição da maior Feira de Educação, Formação e Empregabilidade marcam presença 80 instituições de ensino internacionais em representação de 20 países. Recrutar estudantes portugueses é grande objetivo destas instituições de ensino que reforçam presença em Portugal.

A edição deste ano da Futurália, que terá lugar entre os dias 16 e 19 de março, na FIL – Parque das Nações, em Lisboa, conta com a presença de um número recorde de instituições de ensino estrangeiras, são 80 as universidades e institutos politécnicos internacionais que já asseguraram lugar na maior Feira de Educação, Formação e Empregabilidade do país.

Durante os quatro dias são 20 os países representados no evento: Alemanha, Austrália, Canadá, China, Dinamarca, Espanha, EUA, Eslováquia, Finlândia, França, Holanda, Itália, Irlanda, Japão, Letónia, Polónia, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça – que procuram captar a atenção dos estudantes com programas académicos de grande componente prática e condições de financiamento e propinas bastante atrativas, isto numa altura em que ter a experiência de estudar no estrangeiro é cada vez mais um objetivo para jovens portugueses.

O setor das universidades estrangeiras é aquele que mais tem crescido ao longo das últimas edições da Futurália, para Alzira Ferreira, responsável do evento, “esta situação é o reflexo da perceção por parte destas instituições do facto dos nossos jovens estarem cada vez mais disponíveis de vivenciar a experiência de estudar fora do país.

Por outro lado, é também o reconhecimento de que a Futurália é o único espaço onde podem contactar de forma direta e eficaz com uma grande amostra deste público que vem de todos os pontos do país”.

Reforçando ainda que a experiência positiva que têm tido com os alunos portugueses tem também contribuído para esta situação, “o feedback que temos recebido sobre o percurso dos alunos portugueses tem sido muito positivo, são por norma muito esforçados, dedicados e com grande ambição, e por isso são uma mais valia para estas instituições”.

São várias as iniciativas preparadas por estas instituições para os quatro dias do evento, que para além de divulgar a oferta formativa, esclarecer e informar sobre condições de candidatura, alojamento, propinas, possibilidades de estágio e inserção no mercado de trabalho, visam ainda captar a atenção dos jovens estudantes portugueses mostrando aspetos de interesse turístico, lúdico e cultural existentes nos diferentes países. Tudo com o objetivo final de recrutamento.

Em destaque

Subir