Desporto

Futsal: Benfica vence Sporting e é campeão, num jogo com polémica

O Benfica venceu hoje o Sporting, no quarto jogo do playoff de apuramento do campeão de futsal, e conquistou o título, no Pavilhão Multiusos de Odivelas. A partida foi decidida nas grandes penalidades, com polémica à mistura. Com este resultado, os encarnados selam o título com 3-1 neste playoff.

Jogo terminou com fortes protestos contra a equipa de arbitragem, pelo facto de ter ordenado a repetição de duas grandes penalidades defendidas pelo guarda-redes do Sporting.

O Sporting adiantou-se no marcador aos três minutos, por intermédio de Diogo, num lance de ataque com três remates à baliza. Juanjo parou dois tiros, mas foi incapaz de travar o terceiro.

Durante a primeira parte, a equipa de Joel Rocha não conseguiu repor a igualdade e viram o quadro agravar-se com o 2-0, marcado por Caio Japa, aos dois minutos do segundo tempo.

A resposta encarnada fez-se com a eficácia de Xande, num contra-ataque, aos cinco minutos do segundo tempo. O Sporting tremeu e viu o Benfica chegar à igualdade na cobrança de um livre, por intermédio de Patias, aos 36 minutos.

Com o 2-2, o jogo foi para prolongamento, mas o receio de sofrer golos sobrepôs-se à vontade de os marcar, por parte do Benfica. E por isso foi o Sporting quem esteve mais perto de se adiantar. O poste foi inimigo dos leões, por duas vezes.

A jogar com guarda-redes avançado, a equipa de Nuno Dias quis resolver a partida, mas faltava tempo e engenho para bater o quase intransponível Juanjo.

Chegaram as grandes penalidades e a polémica. Djô deu um tiro no pé, ao desperdiçar o primeiro remate, com a barra a tremer. Patias marcou e o Benfica ficou mais tranquilo.

No entanto, o guarda-redes do Sporting – que defendeu duas grandes penalidades – viu a equipa de arbitragem ordenar a repetição, por infração de André Sousa, que não permaneceu na linha de golo.

Esta decisão gerou grande polémica e protestos leoninos, desde jogadores, ao treinador Nuno Dias e restantes membros da estrutura do clube.

Fábio Lima voltou a desperdiçar um penálti e Jefferson até permitiu a defesa de André Sousa. Mas os juízes detetaram a mesma infração. Na repetição do remate, o jogador do Benfica não falhou e a festa do título encarnado fez-se em casa do rival, com Bruno de Carvalho na bancada.

Em destaque

Subir