Desporto

Futre: “O meu ritual era gritar por mim, por Portugal e pelo Mário Soares”

Em dia de derbi madrileno, que opõe o Atlético ao Real Madrid, a revista Líbero publicou uma entrevista onde Paulo Futre recorda alguns episódios caricatos aquando da sua passagem pela capital espanhola. O antigo internacional português recorda como “fugiu” ao serviço militar português, obrigatório à data, graças ao Presidente da República da altura, Mário Soares.

Futre havia aterrado em Madrid há relativamente pouco tempo, num negócio em que o português ocultou a obrigatoriedade do serviço militar durante as negociações.

O antigo jogador do Atlético de Madrid, que em Portugal representou os três “grandes”, recordou o episódio.

“O serviço militar era obrigatório e isso podia causar problemas para assinar por uma equipa estrangeira. Durante as negociações não dissemos nada. Quando os jornais disseram que os portugueses tinham enganado o presidente do Atlético de Madrid, eu já tinha falado com os meus advogados, ia declarar-me desertor e não voltaria a Portugal nos cinco anos seguintes”, referiu Futre, citado pelo O Jogo.

Foi aqui que apareceu Mário Soares, à data Presidente da República.

“Ligou-me e e eu fiz uma cena a chorar. Passado dois dias, voltou a telefonar-me: “Paulo, tens a honra de seres o primeiro português a usufruir da nova lei dos desportistas de elite.” O meu ritual, antes de cada jogo, era fechar-me na casa de banho, gritar por mim, por Portugal e pelo Mário Soares”, revelou Futre.

O antigo internacional português recordou ainda um episódio onde recusou um contrato do Real Madrid que, segundo o próprio, faz dele o “único jogador do mundo que com contrato na mesa disse não ao Real Madrid”.

“O contrato estava pronto para ser assinado. No final da última reunião pensei pela primeira vez na minha família, nos meus filhos; não podia voltar com eles a Madrid e ir para o Real. Regressei à sala e disse: ‘Lamento, senhores, não vou assinar.’ Queriam matar-me. Sou o único jogador do Mundo que com o contrato na mesa disse que não ao Real Madrid”, contou.

Formado no Sporting, Paulo Futre transferiu-se para o FC Porto depois de uma época enquando senior aos serviços dos leões, em 1983.

Mais tarde alinhou também pelo Benfica, proveniente do Atlético de Madrid.

Em destaque

Subir